Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Yara Christina Cesario
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_e57c46534228202b39c741c0aaca124f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87593
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturaisEducaçãoCiencias naturaisEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste trabalho, analisamos a formação inicial de professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos cenários educacionais desenhados nas diretrizes emanadas dos planos nacionais e no contexto do Programa de Formação Continuada da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, implantado em 2000. A formação continuada de docentes é aqui entendida como um processo sistemático e contínuo de construção de uma concepção de ensino e de identidade profissional. A investigação se pauta em estudos para a elaboração de uma matriz curricular que possibilite o aprender a aprender e o sentir o processo da própria criação, aonde as diversas áreas do conhecimento podem estar interligadas pela consciência de sua integração e pelo intercâmbio de idéias. Apresenta argumentações com base em referenciais teóricos na área da formação docente, nas diretrizes nacionais para esta formação e no paradigma da complexidade como uma das possibilidades de se analisar os limites tênues entre o sujeito pesquisador e o objeto a ser observado. Descrevemos e analisamos Atividades Curriculares desenvolvidas em sala de aula, pautadas pelos seguintes princípios: investigação da própria prática docente, pela identificação dos significados das relações entre metodologia do ensino e seus resultados, elaboração de um conhecimento da integração, reflexão das experiências desenvolvidas e das atividades de intervenção que possibilitam ao professor avançar dos esquemas práticos para esquemas estratégicos por meio da ação reflexiva. A pesquisa foi realizada na Universidade do Vale do Itajaí - Campus de Piçarras (SC), com 149 os(as) acadêmicos(as) do 5º Período do Curso de Pedagogia, na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual, explicitamos momentos significativos, limites e possibilidades vivenciados no decorrer de cinco sementes letivos configurados como espaço de desenvolvimento do pensamento e da ação. O conhecimento da integração desenha-se assim, não somente como uma outra forma de ensinar e aprender diferentes saberes, compreendendo-os de forma relacional, mas como a possibilidade de ver algo que ainda não foi visto, de mudar o modo de olhar, dando-nos conta de coisas e situações que às vezes estão à nossa frente, mas que não percebemos porque estamos presos a um determinado padrão mental. Sem pretender propor algo solucionador para a organização de uma matriz curricular capaz de instrumentalizar o(a) acadêmico(a) para o exercício de ser professor(a), o conhecimento da integração prescinde da articulação de várias áreas do conhecimento, do trabalho coletivo planejado em nível institucional e integrante do Projeto Pedagógico, no qual a síntese dialética fortalece o todo, dinamiza as partes, tolera a diversidade, lida com a adversidade, estabelece relações de solidariedade e organiza espaços e tempos para além dos formais, num trabalho de intervenção que tenha compromisso com a transformação e com o sentido de pertencimento.FlorianópolisMoraes, Edmundo Carlos deAngotti, Jose Andre PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Yara Christina Cesario2012-10-21T22:36:27Z2012-10-21T22:36:27Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis264 f.| il.application/pdf202396http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:40:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:40:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
title Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
spellingShingle Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
Pereira, Yara Christina Cesario
Educação
Ciencias naturais
Estudo e ensino
Professores -
Formação
title_short Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
title_full Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
title_fullStr Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
title_full_unstemmed Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
title_sort Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
author Pereira, Yara Christina Cesario
author_facet Pereira, Yara Christina Cesario
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Edmundo Carlos de
Angotti, Jose Andre Peres
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Yara Christina Cesario
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ciencias naturais
Estudo e ensino
Professores -
Formação
topic Educação
Ciencias naturais
Estudo e ensino
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T22:36:27Z
2012-10-21T22:36:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 202396
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593
identifier_str_mv 202396
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 264 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651915235426304