Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
id |
UFSC_e57c46534228202b39c741c0aaca124f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87593 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturaisEducaçãoCiencias naturaisEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Neste trabalho, analisamos a formação inicial de professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental a partir dos cenários educacionais desenhados nas diretrizes emanadas dos planos nacionais e no contexto do Programa de Formação Continuada da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, implantado em 2000. A formação continuada de docentes é aqui entendida como um processo sistemático e contínuo de construção de uma concepção de ensino e de identidade profissional. A investigação se pauta em estudos para a elaboração de uma matriz curricular que possibilite o aprender a aprender e o sentir o processo da própria criação, aonde as diversas áreas do conhecimento podem estar interligadas pela consciência de sua integração e pelo intercâmbio de idéias. Apresenta argumentações com base em referenciais teóricos na área da formação docente, nas diretrizes nacionais para esta formação e no paradigma da complexidade como uma das possibilidades de se analisar os limites tênues entre o sujeito pesquisador e o objeto a ser observado. Descrevemos e analisamos Atividades Curriculares desenvolvidas em sala de aula, pautadas pelos seguintes princípios: investigação da própria prática docente, pela identificação dos significados das relações entre metodologia do ensino e seus resultados, elaboração de um conhecimento da integração, reflexão das experiências desenvolvidas e das atividades de intervenção que possibilitam ao professor avançar dos esquemas práticos para esquemas estratégicos por meio da ação reflexiva. A pesquisa foi realizada na Universidade do Vale do Itajaí - Campus de Piçarras (SC), com 149 os(as) acadêmicos(as) do 5º Período do Curso de Pedagogia, na disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais. Caracteriza-se como um estudo de caso, no qual, explicitamos momentos significativos, limites e possibilidades vivenciados no decorrer de cinco sementes letivos configurados como espaço de desenvolvimento do pensamento e da ação. O conhecimento da integração desenha-se assim, não somente como uma outra forma de ensinar e aprender diferentes saberes, compreendendo-os de forma relacional, mas como a possibilidade de ver algo que ainda não foi visto, de mudar o modo de olhar, dando-nos conta de coisas e situações que às vezes estão à nossa frente, mas que não percebemos porque estamos presos a um determinado padrão mental. Sem pretender propor algo solucionador para a organização de uma matriz curricular capaz de instrumentalizar o(a) acadêmico(a) para o exercício de ser professor(a), o conhecimento da integração prescinde da articulação de várias áreas do conhecimento, do trabalho coletivo planejado em nível institucional e integrante do Projeto Pedagógico, no qual a síntese dialética fortalece o todo, dinamiza as partes, tolera a diversidade, lida com a adversidade, estabelece relações de solidariedade e organiza espaços e tempos para além dos formais, num trabalho de intervenção que tenha compromisso com a transformação e com o sentido de pertencimento.FlorianópolisMoraes, Edmundo Carlos deAngotti, Jose Andre PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Yara Christina Cesario2012-10-21T22:36:27Z2012-10-21T22:36:27Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis264 f.| il.application/pdf202396http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T03:40:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87593Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T03:40:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
title |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
spellingShingle |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais Pereira, Yara Christina Cesario Educação Ciencias naturais Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
title_full |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
title_fullStr |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
title_sort |
Formação e docência: a construção de um conhecimento integrado no curso de Pedagogia mobilizando saberes e enfrentando incertezas no ensino de ciências naturais |
author |
Pereira, Yara Christina Cesario |
author_facet |
Pereira, Yara Christina Cesario |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moraes, Edmundo Carlos de Angotti, Jose Andre Peres Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Yara Christina Cesario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ciencias naturais Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Educação Ciencias naturais Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T22:36:27Z 2012-10-21T22:36:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
202396 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593 |
identifier_str_mv |
202396 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
264 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651915235426304 |