História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Luiza Vieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128852
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_e5b3e0c7becd56512b6ca5f62c119da3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128852
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)EducaçãoNegros -Identidade racialEnsino fundamentalFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.Esta pesquisa tem como objetivo identificar elementos da consciência histórica sobre a África e afrodescendentes de jovens estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, localizada na cidade de Florianópolis (SC). Com base na definição do historiador alemão Jörn Rüsen, a consciência histórica foi tomada como produto de uma operação cognitiva, pela qual homens e mulheres relacionam suas experiências e intenções, com o objetivo de orientação temporal em sua vida prática. Esse referencial foi acionado com o objetivo de identificar o que os estudantes participantes desta pesquisa sabem sobre história do continente africano e de seus descendentes, e também como operam o conhecimento histórico quando desenvolvem considerações sobre essa temática específica. A coleta de dados foi organizada em duas etapas. Na primeira, foi aplicada junto a três turmas, uma atividade composta por um conjunto de questões, cujo objetivo era identificar saberes gerais que os alunos possuíam sobre o continente africano e seus descendentes, e também suas principais formas de acesso à informação sobre o tema em questão. Na segunda etapa, foi proposto um conjunto diversificado de atividades, que foram desenvolvidas em encontros com pequenos grupos. Entre essas, estão contempladas interpretações de texto, produção de narrativas, discussões direcionadas, dinâmicas de grupo e atividades didáticas. A análise das atividades investigativas subsidiou a identificação de diferentes sentidos históricos produzidos por esses alunos relativamente ao tema. Entre esses, se destacam as referências à pobreza, violência e subdesenvolvimento do continente africano. Todavia, também foram significativas as alusões às suas riquezas naturais e culturais, sua relevância histórica, e a persistência e força de vontade de sua população. Constatou-se que essas percepções são elaboradas na interação com espaços privilegiados de acesso à informações, entre os quais se destacam a escola, filmes e televisão.<br>Abstract : This research aims to identify elements of historical consciousness about Africa and African descent in the young students of the City School Dilma Lúcia dos Santos, located in Florianópolis (SC). Based on the definition of historical consciousness of the German historian Jörn Rüsen, this research will analyze the historical understanding as the product of a cognitive operation whereby we relate their experiences and intentions, with the goal of temporal orientation in their practical life. This framework was driven with the objective of identifying what participants know about the history of the African continent and their descendants, as well as how they apply historical knowledge when developing considerations about this particular subject. Methodologically, the data collection was organized in two stages. At first it was applied to three groups, one consisting of a questioningactivity whose aim was to identify general knowledge that students had about the African continent and their descendants, as well as their main means of access to information on the topic in question. In the second step, we proposed a diverse set of activities, which were developed in meetings with small groups. Among these we addressed interpretations of text, narrative production, and directed dynamic group discussions and educational activities. The analysis of the research activities supported the identification of different historical meanings produced by these students in relation to Africa and their descendants. Among these, we highlight the references to poverty, violence and underdevelopment of the continent. However, there were also significant allusions to their natural and cultural wealth, its historical relevance, and the persistence and willpower of the African population. It was discovered that these perceptions are developed through access to information on the said topic through mediums such as schools, movies and television.Otto, ClaríciaUniversidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Luiza Vieira2015-02-05T20:24:54Z2015-02-05T20:24:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 p.| il., grafs.application/pdf331759https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128852porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128852Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
title História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
spellingShingle História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
Maciel, Luiza Vieira
Educação
Negros -
Identidade racial
Ensino fundamental
Florianópolis (SC)
title_short História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
title_full História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
title_fullStr História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
title_full_unstemmed História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
title_sort História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da escola básica municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC)
author Maciel, Luiza Vieira
author_facet Maciel, Luiza Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Otto, Clarícia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Luiza Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Negros -
Identidade racial
Ensino fundamental
Florianópolis (SC)
topic Educação
Negros -
Identidade racial
Ensino fundamental
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:24:54Z
2015-02-05T20:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 331759
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128852
identifier_str_mv 331759
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652196926980096