A OCIOSIDADE DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: AS REVELAÇÕES DO CENSO 2017
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201795 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar, com base nos dados publicados pelo Censo 2017, fatores que levam ao baixo preenchimento das vagas ofertadas pela educação superior brasileira. A pesquisa foi enquadrada como uma análise descritiva, realizada por meio de estudo interpretativo de cunho qualitativo. Os resultados apontam que 85,2% da população brasileira, com idades entre 18 e 65 anos, não tem ensino superior completo. Apesar desse déficit, 70% do total de vagas ofertadas em 2017, não foram preenchidas. Conclui-se que, embora programas como o FIES e PROUNI tenham possibilitado o acesso de muitos alunos ao ensino superior privado, nem todos se enquadram nos requisitos de acesso desses programas. Sem condições de arcar com os custos das IES privadas, a alternativa seria o acesso às IES públicas. Não obstante, as IES públicas, denominadas instituições de fomento e de inclusão social, não têm direcionado a expansão de vagas na direção dos anseios discentes, especialmente no que se refere a abertura de vagas em cursos noturnos e na modalidade pedagógica de EAD. |
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A OCIOSIDADE DE VAGAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: AS REVELAÇÕES DO CENSO 2017O objetivo deste estudo é analisar, com base nos dados publicados pelo Censo 2017, fatores que levam ao baixo preenchimento das vagas ofertadas pela educação superior brasileira. A pesquisa foi enquadrada como uma análise descritiva, realizada por meio de estudo interpretativo de cunho qualitativo. Os resultados apontam que 85,2% da população brasileira, com idades entre 18 e 65 anos, não tem ensino superior completo. Apesar desse déficit, 70% do total de vagas ofertadas em 2017, não foram preenchidas. Conclui-se que, embora programas como o FIES e PROUNI tenham possibilitado o acesso de muitos alunos ao ensino superior privado, nem todos se enquadram nos requisitos de acesso desses programas. Sem condições de arcar com os custos das IES privadas, a alternativa seria o acesso às IES públicas. Não obstante, as IES públicas, denominadas instituições de fomento e de inclusão social, não têm direcionado a expansão de vagas na direção dos anseios discentes, especialmente no que se refere a abertura de vagas em cursos noturnos e na modalidade pedagógica de EAD.INPEAU/UFSC2019-11-26T12:59:40Z2019-11-26T12:59:40Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201795SILVA, JULIANO REGINALDO CORRÊA DAPRIM, MARICLÉIA LOPESGOMES, LEONARDO CARDOSOLIMA, MAURÍCIO ANDRADE DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T12:59:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201795Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T12:59:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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