PLANEJAMENTO DEPARTAMENTAL - UM ESTUDO DE CASO DO SISTEMA PAAD-PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martens, Ana Elizabeth
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ventura, Andrea Búrigo, Silva Júnior, Idney
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114690
Resumo: Realizou-se neste trabalho um diagnóstico do sistema PAAD – Planejamento e Acompanhamento das Atividades Docentes da Universidade Federal de Santa Catarina. As recentes mudanças nas universidades demandam profissionalização e aperfeiçoamento nas ferramentas de gestão. Neste contexto, esta pesquisa foi idealizada com o objetivo de analisar o planejamento departamental na UFSC. Classifica-se como científica aplicada. Quanto aos fins é descritiva, quanto aos meios trata-se de um estudo de caso, do tipo documental e bibliográfico. Apresenta-se como qualitativa no sentido de estudar um plano que pode ser melhorado. Analisou-se o funcionamento, a origem e as características, a utilização das informações, bem como suas vantagens e desvantagens. Para coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada com um gestor universitário, orientada por um roteiro de entrevista. A população escolhida foi universidades federais do Brasil. A população amostral foi realizada por acessibilidade sendo escolhido um gestor de uma universidade federal do Brasil, a UFSC. Limitou-se o método desta pesquisa à escolha da população amostral. Os dados foram tratados de maneira não estatística e codificados através da análise de conteúdo. O trabalho foi estruturado a fim de abordar os tópicos: Planejamento, Planejamento Escolar e Planejamento Estratégico, estabelecendo relações com os dados da pesquisa. Observou-se que o referido plano apresenta diferenças entre sua forma e objetivo e que embora tenha hoje uma plataforma web bem elaborada, ainda apresenta deficiências em sua metodologia. Estas incorreções estão sendo aprimoradas a fim de transformar a ferramenta num instrumento de tomada de decisão compatível com as necessidades da instituição.
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