Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Thiago Kistenmacher
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221349
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2021.
id UFSC_e66ab041a298559ae6eb372dd0f80a75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221349
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Décadence e niilismo no caso Nietzsche-WagnerFilosofiaNiilismo (Filosofia)ÓperasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2021.O problema da décadence e do niilismo ocupa boa parte das reflexões de Nietzsche. Para ele, a história do Ocidente é a história do niilismo. Daí sua crítica ao platonismo, ao cristianismo e ao romantismo, que, segundo seu pensamento, sofrem do empobrecimento de vida, de vontade, e que, a despeito de seu niilismo, foram determinantes para a cultura ocidental. Na perspectiva nietzschiana, a arte trágica e afirmativa dos antigos gregos havia sido solapada para dar lugar a uma arte negadora, pobre de vida, niilista, por isso inartística. Assim sendo, quando jovem, além de seus próprios esforços como pensador, Nietzsche depositou em Wagner suas esperanças para uma transformação da cultura alemã e europeia, principalmente a partir da criação do teatro de Bayreuth. Ocorre que Nietzsche decepcionou-se com o que viu em Bayreuth e com o próprio mentor do teatro, isto é, o músico Richard Wagner. Isso porque, se antes o compositor representava uma arte trágica, a afirmação da vida, a negação da metafísica e a transvaloração dos valores ? traduzidos na ópera Siegfried, composta em 1857 e apresentada em 1876 ?, posteriormente, após ligar-se à filosofia schopenhaueriana, sua obra toma o rumo inverso e passa a espelhar o ideal ascético, a afirmação da metafísica, a negação da vida e, por consequência o niilismo ? evidenciados em sua última obra, Parsifal, de 1882. As críticas de Nietzsche ao compositor, que aparecem já na década de 1870, permanecem até sua maturidade, quando escreve livros especialmente dedicados às questões da estética wagneriana. Se o filósofo criticava a arte cristã como inartística devido à sua negação da vida, Wagner, com sua conversão, torna-se um artista cristão, e, por isso, inartístico. Sendo assim, a proposta deste trabalho é compreender o que Nietzsche entendia por décadence, por niilismo e, a partir de uma contraposição das óperas Siegfried e Parsifal, prescrutar as razões pelas quais o filósofo passa de admirador ao mais obstinado opositor de Wagner.Abstract: The problem of décadence and nihilism occupy a large part of Nietzsche?s reflections. For him, the history of the west is the history of nihilism. Hence his criticism to Platonism, to Christianism and Romantism that according his thinking, they suffer from impoverishment of life, of will that, in spite of its nihilism, were decisive to Western culture. In Nietzschean perspective the tragic and affirmative art of ancient Greeks had been undermined to make way to a denying art, poor of life, nihilist thus inartistic. Therefore, when young, beyond his own efforts as thinker, Nietzsche deposited in Wagner his hopes for a transformation of German and European culture, mainly from the creation of the theater of Bayreuth. Occurs that Nietzsche was disappointed with what he saw in Bayreuth and with the theater mentor, i.e., the musician Richard Wagner. This happened because if before the composer represented a tragic art, the life affirmation, the denying of metaphysics and the transvaluation of values ? translated at the Siegfried opera, composed in 1857 and represented in 1876 ? posteriorly, connecting with Schopenhauerian philosophy, his work takes the opposite direction and starts to reflect the ascetic ideal, the affirmation of metaphysics, the denying of life and consequently, nihilism ? pointed in his las work Parsifal from 1882. Nietzsche?s criticism to the composer that appear in the 1870s, last until his maturity when he writes books especially dedicated to issues of Wagnerian aesthetics. If the philosopher criticized the Christian art as inartistic due its denial of life, Wagner, because of his conversion, becomes a Christian artist and because of that, inartistic as well. Whence the proposal of this work is to comprehend what Nietzsche understood as decadence, nihilism and, from a contrast of the Siegfried and Parsifal operas, inquire the reasons why the philosopher goes from admirer to the Wagner?s most obstinate opponent.Vaccari, Ulisses RazzanteUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Thiago Kistenmacher2021-03-22T13:56:15Z2021-03-22T13:56:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis170 p.| il., gráfs.application/pdf371240https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221349porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T13:56:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221349Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-22T13:56:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
title Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
spellingShingle Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
Vieira, Thiago Kistenmacher
Filosofia
Niilismo (Filosofia)
Óperas
title_short Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
title_full Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
title_fullStr Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
title_full_unstemmed Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
title_sort Décadence e niilismo no caso Nietzsche-Wagner
author Vieira, Thiago Kistenmacher
author_facet Vieira, Thiago Kistenmacher
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaccari, Ulisses Razzante
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Thiago Kistenmacher
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Niilismo (Filosofia)
Óperas
topic Filosofia
Niilismo (Filosofia)
Óperas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-22T13:56:15Z
2021-03-22T13:56:15Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371240
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221349
identifier_str_mv 371240
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652385640251392