Características das situações estressantes e estratégias de enfrentamento utilizadas por gestores universitários
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99403 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaWilhelm, Fernanda AxZanelli, Jose Carlos2013-03-04T20:03:33Z2013-03-04T20:03:33Z20122012309420http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99403Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.O estresse constitui um fenômeno complexo que necessita ser compreendido por meio de diferentes contextos, âmbitos e influências. Diariamente as pessoas, de modo geral, vivenciam situações estressantes em seu cotidiano de trabalho e podem utilizar diferentes formas de enfrentamento para possibilitar a redução do impacto do estresse. Diversas formas de enfrentamentos também têm sido utilizadas pelos dirigentes de organizações universitárias em um contexto de constantes desafios e processos de mudanças impostos às universidades e, por extensão, aos seus gestores. Os objetivos dessa tese foram identificar as situações estressantes vivenciadas por gestores universitários públicos e identificar, caracterizar e comparar as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com o propósito de aprofundar as respostas de dezessete gestores em uma universidade pública do Sul do país, precedidas pela aplicação do Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. O procedimento de coleta de informações foi recorrente, ou seja, os conteúdos foram posteriormente checados pelos próprios participantes. A análise dos dados foi feita por meio da construção de categorias pré-estabelecidas, complementadas por categorias pós-estabelecidas, a partir das verbalizações dos participantes e da indicação obtida no preenchimento do inventário das estratégias mais utilizadas e menos utilizadas. As situações estressantes foram analisadas em cinco âmbitos: indivíduo, função, grupo, organização e ambiente externo, evidenciando sua inter-relação. O âmbito com maior número de ocorrências foi o da organização, com menção a diferentes situações estressantes. Os âmbitos do indivíduo e do ambiente externo tiveram o menor número de ocorrências. As estratégias de enfrentamento do estresse foram classificadas em dois tipos: as focalizadas no problema (resolução de problemas e confronto), e as focalizadas na emoção (suporte social, autocontrole, aceitação de responsabilidade, reavaliação positiva, afastamento e fuga e esquiva). Juntamente com essas, foram pós-estabelecidas outras estratégias: características pessoais dos gestores, tempo e planejamento de trabalho, vida pessoal e profissional, e estilo de vida (relacionadas aos hábitos de alimentação e sono; prática de atividades físicas e atividades de lazer). As estratégias com maior número de ocorrências foram de resolução de problemas e suporte social. Os gestores costumam buscar diferentes alternativas para a resolução dos problemas e recorrem ao auxílio de pessoas em geral, no âmbito da organização (gestores, equipe de trabalho, professores, entre outros) e no ambiente externo (companheiros, família, amigos, psicoterapeuta, empregada doméstica, etc.). As estratégias com menor número de ocorrências foram fuga e esquiva, e afastamento. As estratégias indicadas foram consideradas pelos gestores universitários públicos como adequadas e positivas para reduzir o impacto do estresse no seu trabalho cotidiano. Apesar da indicação de situações estressantes no contexto de trabalho, o cargo de gestão foi considerado como uma experiência positiva.porFlorianópolisPsicologiaEstresseGestão universitáriaCaracterísticas das situações estressantes e estratégias de enfrentamento utilizadas por gestores universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL309420.pdfapplication/pdf1488441https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99403/1/309420.pdfa3ab0a8544f66a3620eafe5acd3037d4MD51TEXT309420.pdf.txt309420.pdf.txtExtracted Texttext/plain607492https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99403/2/309420.pdf.txt191addea362f64017306cb8690a04c56MD52THUMBNAIL309420.pdf.jpg309420.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/99403/3/309420.pdf.jpgf8d30763a765025bc94d62c0a62a30d6MD53123456789/994032013-05-05 21:41:47.017oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99403Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T00:41:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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