Pessoas na medida: processos de circulação de saberes sobre o nhande reko guarani na região das Missões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Suzana Cavalheiro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156517
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
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spelling Pessoas na medida: processos de circulação de saberes sobre o nhande reko guarani na região das MissõesAntropologia socialIndios GuaraniRio Grande do SulEtnologiaRelações de gêneroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.Pensada a partir dos campos teóricos da etnologia indígena, buscando estreitar laços com o campo dos estudos de gênero, esta tese constitui-se em uma etnografia que privilegia a compreensão dos saberes que constituem o nhande reko Guarani, o modo tradicional de vida desses povos, amplamente discutido na literatura antropológica. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir da Tekoa Ko?enju, também conhecida como Reserva Indígena Inhacapetum, localizada no município de São Miguel das Missões, região das Missões, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul: uma região imersa em políticas de patrimonialização de bens culturais que remetem ao passado de catequização de povos Guarani por Jesuítas da Companhia de Jesus. O objetivo foi compreender processos de produção, circulação e transformação de conhecimentos mbya-guarani que produzem o ?nhande reko? e que derivam dos desafios contemporâneos de produzir pessoas ?na medida?, ou seja, pessoas mbya que saibam dosar a alteridade advinda do mundo não indígena (jurua). Argumenta-se que tais aspectos organizam-se em torno dos modos de criar crianças, que por sua vez orientam-se a partir de representações de gênero, inscritas em dois âmbitos: 1) a produção feminina de corpos, desenvolvida através dos resguardos menstruais, dietas alimentares, cuidados pré e pós-parto e educação das crianças; e 2) a complementaridade feminina e masculina presente nas narrativas míticas e nos aconselhamentos recebidos por homens e mulheres adultos acerca das relações de conjugalidade e das implicações em torno da maternidade e paternidade, bem como no compartilhamento das responsabilidades dentro do grupo doméstico. Do mesmo modo, são analisadas as concepções mbya-guarani de conhecimento, formas de produção, circulação e transformação do saber que acontecem nos espaços do grupo doméstico, da escola e das vendas de artesanato na cidade, os quais se relacionam à adequada manipulação dos elementos do mundo jurua. Por fim, é realizada uma análise sobre novas formas de circulação de saberes sobre o nhande reko, vistas a partir das Mídias mbya-guarani, que na Tekoa Ko?enju vislumbram-se no trabalho do Coletivo Mbya-Guarani de Cinema/Vídeo nas Aldeias. Diante disso, esta tese procura mostrar os processos de circulação de saberes sobre o nhande reko Guarani necessários à produção social de pessoas e evidenciados nos modos de criar crianças, considerando os desafios que o cotidiano na região das missões impõe a esses Mbya.<br>Abstract : Elaborated from theoretical fields of indigenous ethnology, trying to narrow some ties with the field of gender studies, this thesis constitutes itself in an ethnography that favors the understanding of knowledge that constitute the Guarani nhande reko, the traditional way of life of these people, widely discussed in the anthropological literature. It is a research developed from Tekoa Ko'enju, also known as Reserva Indígena Inhacapetum, located in São Miguel das Missões, região das Missões, in the Brazilian state of Rio Grande do Sul: a region immersed in patrimonialization of cultural goods that refer to the past of catechization of Guarani people by Jesuits from Society of Jesus. The goal was to understand the processes of production, distribution and transformation of Mbya-Guarani knowledge which produce ?nhande reko? and which derive from the contemporary challenges of producing people ?to the extent?, i.e., Mbya people who know how to the dose the otherness coming from a non-indigenous world (jurua). It is argued that such aspects are organized surrounding the ways of raising children, which are guided from representations of gender, applied in two areas: 1) the female production of bodies, developed through the menstrual guards, diets, prenatal and postpartum and Infant Education; and 2) the male and female complementarity present in mythical narratives and also in advice received by adult men and women about marital relationships and implications around the maternity and paternity, as well as the sharing of responsibilities within the domestic group. In the same way, Mbya-Guarani conceptions of knowledge are analyzed, as well as the forms of production, circulation and transformation of knowledge that happen in spaces inside the domestic group, the school and also in the handicraft sales in the city, which are related to the proper handling of juria?s world elements. Finally, it is performed an analysis of new forms of circulation of knowledge about nhande reko, viewed from Mbya-Guarani Media, which, in Tekoa Ko?enju, glimpse themselves into the Coletivo Mbya-Guarani de Cinema/Vídeo in the village. Before that, this thesis seeks to show the knowledge circulation processes on the Guarani nhande reko necessary for social production of people and also highlighted in the ways of raising children, considering the challenges that daily life in the region of Missões impose to these Mbya.Tassinari, Antonella Maria ImperatrizUniversidade Federal de Santa CatarinaJesus, Suzana Cavalheiro de2015-11-24T03:07:39Z2015-11-24T03:07:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il.application/pdf336207https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156517porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:54:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/156517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:54:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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