Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77234 |
Resumo: | Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
id |
UFSC_e6a71784305906e2b3751c83fe7fea67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77234 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Marta Azevedo dosFleuri, Reinaldo MatiasBertolino, Pedro2012-10-17T02:10:04Z2012-10-17T02:10:04Z19971997109993http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77234Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoA Psicologia aparece, ao longo da história da civilização, sustentando suas práticas e bases epistemológicas no seio da Medicina e da Filosofia A descrição do processo de constituição desse saber nos permite afirmar que o arsenal teórico que embasa sua prática leva em conta, ora a "objetividade", ora a "subjetividade", em termos mutuamente excludentes: quer dizer, considera que a personalidade, ou é determinada pelo meio, ou é fruto de uma determinação interna, subjetiva. No Brasil, a Psicologia se constituiu, principalmente em laboratórios e clínicas médicas, às vezes, mas também ligada à Educação com suas preocupações a respeito do processo ensino-aprendizagem. A partir da década de 60 tornou-se uma prática dentro da instituição escolar. Mas seus pressupostos teóricos estavam "fixados" pelo comportamentalismo, na Psicometria, ou pela Psicanálise e seus mecanismos mentais. A década de 80 trouxe questionamentos aos "fazeres" e "saberes" da Psicologia Escolar, assim instaurados. Assinalando o processo histórico através do qual a Psicologia Escolar se desenvolveu no Brasil, constatamos que ela esbarrou em dificuldades decorrentes de suas bases antropológicas e epistemológicas, que se refletiram, diretamente, no que-fazer do psicólogo na escola. Essa realidade impôs, aos estudiosos da área, a necessidade de discutir os problemas advindos da definição do objeto da Psicologia Escolar, indicando, a partir desses estudos, o redimensionamento de suas bases antropológicas, epistemológicas e metodológicas. Foi com a intenção de contribuir para a execução dessa tarefa que nos demos ao desenvolvimento desta dissertação: "Psicologia Escolar no Brasil: fazeres e saberes".xiii,86f.| ilporPsicologia escolarTesesPsicologia da aprendizagemAntropologia educacionalPsicologia escolar no Brasil : fazeres e saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL109993.pdfapplication/pdf4410476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77234/1/109993.pdf2d2bb67ffd8635ccc697f835d0fc88deMD51123456789/772342016-01-08 19:53:08.88oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T21:53:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
title |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
spellingShingle |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes Santos, Marta Azevedo dos Psicologia escolar Teses Psicologia da aprendizagem Antropologia educacional |
title_short |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
title_full |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
title_fullStr |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
title_full_unstemmed |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
title_sort |
Psicologia escolar no Brasil : fazeres e saberes |
author |
Santos, Marta Azevedo dos |
author_facet |
Santos, Marta Azevedo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marta Azevedo dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fleuri, Reinaldo Matias |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Bertolino, Pedro |
contributor_str_mv |
Fleuri, Reinaldo Matias Bertolino, Pedro |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia escolar Teses Psicologia da aprendizagem Antropologia educacional |
topic |
Psicologia escolar Teses Psicologia da aprendizagem Antropologia educacional |
description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
publishDate |
1997 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1997 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-17T02:10:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-17T02:10:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77234 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
109993 |
identifier_str_mv |
109993 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii,86f.| il |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77234/1/109993.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d2bb67ffd8635ccc697f835d0fc88de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805369734037504 |