Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fernando da S.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbim, Daniela, Brandalise, Mariane P., Cella, Alexandra M., Guarda, Emeli L. A. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229564
Resumo: Este artigo traz uma avaliação de conforto térmico de um escritório coletivo open-plan, que opera com ventilação natural e artificial. O objetivo é caracterizar as variáveis pessoais, ambientais e coletar votos de sensação e preferência térmica dos usuários durante o período de trabalho, através da aplicação de questionários de satisfação. Foi realizada uma análise através de dois métodos de avaliação de conforto térmico: o primeiro modelo é aqui chamado de Modelo Estático, aonde são calculados os índices de Voto Médio Predito (PMV) e Porcentagem de Pessoas Insatisfeitas (PPD). O segundo modelo, conhecido por Modelo Adaptativo, relaciona temperatura operativa interna (faixas aceitáveis) e temperaturas do ar externo. Concluiu-se que ambos os métodos resultaram em boa representatividade do ambiente térmico, e que os resultados obtidos se assimilam aos votos subjetivos de sensação térmica dos ocupantes. Foi verificado que os ocupantes se adaptaram às mudanças climáticas e estavam confortáveis no ambiente térmico.
id UFSC_e6b6ed852bfcb5cb648df9c9aa071608
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229564
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de casoThermal comfort in the building environment: a case study at an open-plan officeConforto térmicoSensação térmicaAmbiente térmicoEste artigo traz uma avaliação de conforto térmico de um escritório coletivo open-plan, que opera com ventilação natural e artificial. O objetivo é caracterizar as variáveis pessoais, ambientais e coletar votos de sensação e preferência térmica dos usuários durante o período de trabalho, através da aplicação de questionários de satisfação. Foi realizada uma análise através de dois métodos de avaliação de conforto térmico: o primeiro modelo é aqui chamado de Modelo Estático, aonde são calculados os índices de Voto Médio Predito (PMV) e Porcentagem de Pessoas Insatisfeitas (PPD). O segundo modelo, conhecido por Modelo Adaptativo, relaciona temperatura operativa interna (faixas aceitáveis) e temperaturas do ar externo. Concluiu-se que ambos os métodos resultaram em boa representatividade do ambiente térmico, e que os resultados obtidos se assimilam aos votos subjetivos de sensação térmica dos ocupantes. Foi verificado que os ocupantes se adaptaram às mudanças climáticas e estavam confortáveis no ambiente térmico.This paper presents a thermal comfort evaluation conditions in an open-plan collective office operating through natural ventilation and eventually by the air conditioning system. The aim is to characterize personal and environmental variables thus collect occupants’ perception votes about thermal sensation over working time through satisfaction questionnaires. We carried an analysis out by two models of comfort. The first model, the Static Model, takes two indices: Predicted Mean Vote (PMV) and Predicted Percentage Dissatisfied (PPD). The second model, known as the Adaptive Model, tests thermal acceptability by environmental variables such as Operative Temperature and Mean Outdoor Air Temperature. We concluded it that both methods accurately represented the thermal environment, and the results got are similar the occupants’ thermal sensation votes. The occupants have adapted to climate change, and they were comfortable in the thermal environment.2021-10-29T12:28:16Z2021-10-29T12:28:16Z2020-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229564Almeida, Fernando da S.Barbim, DanielaBrandalise, Mariane P.Cella, Alexandra M.Guarda, Emeli L. A. daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-29T12:28:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229564Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-29T12:28:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
Thermal comfort in the building environment: a case study at an open-plan office
title Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
Almeida, Fernando da S.
Conforto térmico
Sensação térmica
Ambiente térmico
title_short Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
title_full Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
title_sort Avaliação de conforto térmico em um ambiente de escritório open plan: um estudo de caso
author Almeida, Fernando da S.
author_facet Almeida, Fernando da S.
Barbim, Daniela
Brandalise, Mariane P.
Cella, Alexandra M.
Guarda, Emeli L. A. da
author_role author
author2 Barbim, Daniela
Brandalise, Mariane P.
Cella, Alexandra M.
Guarda, Emeli L. A. da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fernando da S.
Barbim, Daniela
Brandalise, Mariane P.
Cella, Alexandra M.
Guarda, Emeli L. A. da
dc.subject.por.fl_str_mv Conforto térmico
Sensação térmica
Ambiente térmico
topic Conforto térmico
Sensação térmica
Ambiente térmico
description Este artigo traz uma avaliação de conforto térmico de um escritório coletivo open-plan, que opera com ventilação natural e artificial. O objetivo é caracterizar as variáveis pessoais, ambientais e coletar votos de sensação e preferência térmica dos usuários durante o período de trabalho, através da aplicação de questionários de satisfação. Foi realizada uma análise através de dois métodos de avaliação de conforto térmico: o primeiro modelo é aqui chamado de Modelo Estático, aonde são calculados os índices de Voto Médio Predito (PMV) e Porcentagem de Pessoas Insatisfeitas (PPD). O segundo modelo, conhecido por Modelo Adaptativo, relaciona temperatura operativa interna (faixas aceitáveis) e temperaturas do ar externo. Concluiu-se que ambos os métodos resultaram em boa representatividade do ambiente térmico, e que os resultados obtidos se assimilam aos votos subjetivos de sensação térmica dos ocupantes. Foi verificado que os ocupantes se adaptaram às mudanças climáticas e estavam confortáveis no ambiente térmico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05
2021-10-29T12:28:16Z
2021-10-29T12:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229564
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651931953922048