O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
id |
UFSC_e6f4b58441653f1ec4eda0e13f6e610e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220584 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificadoEducação inclusiva, livro didático, CMU, cálculoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Os avanços nas discussões a respeito da inclusão da pessoa com deficiência que surgiram no fim do século XX contribuíram para elaboração de políticas públicas a respeito da inclusão no ambiente escolar (e acadêmico) desta parcela da população. Desde então, há uma crescente de estudantes com deficiência nos ambientes de ensino regulares. Com isso, o número de estudantes cegos nas cadeiras de Cálculo I ao redor do país também cresceu e a dificuldade de acesso ao material didático foi percebida. Partindo de uma análise documental de cunho qualitativo, este trabalho discute e problematiza os aspectos que estão presentes na transcrição ao Braille dos materiais didáticos, utilizando como objeto de comparação um livro didático de Cálculo em tinta e o Código Matemático Unificado – CMU. Como resultado, foi apontado a necessidade do acréscimo de novas possibilidades de transcrição para determinadas simbologias no CMU que foram percebidas no livro didático em tinta, além de alterações no texto do documento e a inserção de exemplos.Florianópolis, SCMachado, Rosilene BeatrizAnjos, Daiana Zanelato dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fábio Alexandre2021-03-01T18:52:58Z2021-03-01T18:52:58Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-01T18:52:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220584Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-01T18:52:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
title |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
spellingShingle |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado Pereira, Fábio Alexandre Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo |
title_short |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
title_full |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
title_fullStr |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
title_full_unstemmed |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
title_sort |
O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado |
author |
Pereira, Fábio Alexandre |
author_facet |
Pereira, Fábio Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Rosilene Beatriz Anjos, Daiana Zanelato dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fábio Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo |
topic |
Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26 2021-03-01T18:52:58Z 2021-03-01T18:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652119257907200 |