O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
id UFSC_e6f4b58441653f1ec4eda0e13f6e610e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/220584
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificadoEducação inclusiva, livro didático, CMU, cálculoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.Os avanços nas discussões a respeito da inclusão da pessoa com deficiência que surgiram no fim do século XX contribuíram para elaboração de políticas públicas a respeito da inclusão no ambiente escolar (e acadêmico) desta parcela da população. Desde então, há uma crescente de estudantes com deficiência nos ambientes de ensino regulares. Com isso, o número de estudantes cegos nas cadeiras de Cálculo I ao redor do país também cresceu e a dificuldade de acesso ao material didático foi percebida. Partindo de uma análise documental de cunho qualitativo, este trabalho discute e problematiza os aspectos que estão presentes na transcrição ao Braille dos materiais didáticos, utilizando como objeto de comparação um livro didático de Cálculo em tinta e o Código Matemático Unificado – CMU. Como resultado, foi apontado a necessidade do acréscimo de novas possibilidades de transcrição para determinadas simbologias no CMU que foram percebidas no livro didático em tinta, além de alterações no texto do documento e a inserção de exemplos.Florianópolis, SCMachado, Rosilene BeatrizAnjos, Daiana Zanelato dosUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Fábio Alexandre2021-03-01T18:52:58Z2021-03-01T18:52:58Z2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-03-01T18:52:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220584Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-03-01T18:52:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
title O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
spellingShingle O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
Pereira, Fábio Alexandre
Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo
title_short O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
title_full O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
title_fullStr O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
title_full_unstemmed O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
title_sort O cálculo e a simbologia matemática em braille: uma análise comparativa entre o livro didático e o código matemático unificado
author Pereira, Fábio Alexandre
author_facet Pereira, Fábio Alexandre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Rosilene Beatriz
Anjos, Daiana Zanelato dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fábio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo
topic Educação inclusiva, livro didático, CMU, cálculo
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
2021-03-01T18:52:58Z
2021-03-01T18:52:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652119257907200