Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Milena Becker
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231288
Resumo: Para diminuir gastos tributários e maximizar o desempenho das organizações, a agressividade fiscal é vista como uma prática para amenizar o alto custo com impostos ocasionado pela legislação tributária brasileira. No entanto, posto que, no contexto nacional, as evidências sobre a relação entre essa prática e a rentabilidade das empresas ainda são limitadas, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da agressividade fiscal na rentabilidade das empresas de capital aberto listadas na B3 no período de 2016 a 2020. A amostra final corresponde a 204 empresas e as proxies utilizadas para a mensuração da agressividade fiscal foram Book tax difference total (BTD) e Effective tax rate (ETR). Para uma perspectiva de retorno de investimentos, retorno para acionistas e atividades operacionais foram empregados o Retorno sobre o Ativo Total (ROA), Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) e Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA), respectivamente. A análise foi feita por meio de estatísticas descritivas e regressões múltiplas (com efeitos aleatórios) e quantílicas, e os resultados encontrados não apresentaram consenso entre as proxies. Enquanto a BTD confirma que uma maior agressividade fiscal impacta positivamente e aumenta a rentabilidade, a ETR demonstra relação inversa, logo, conclui-se que não há consenso que maiores níveis de agressividade fiscal impactam a rentabilidade. Nesse sentido, as evidências empíricas permitem reflexões sobre o uso da agressividade fiscal no Brasil e a tomada de decisão dos gestores.
id UFSC_e7300ae105146977511e5e757fe2fc5a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231288
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3Planejamento TributárioAgressividade FiscalRentabilidadePara diminuir gastos tributários e maximizar o desempenho das organizações, a agressividade fiscal é vista como uma prática para amenizar o alto custo com impostos ocasionado pela legislação tributária brasileira. No entanto, posto que, no contexto nacional, as evidências sobre a relação entre essa prática e a rentabilidade das empresas ainda são limitadas, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da agressividade fiscal na rentabilidade das empresas de capital aberto listadas na B3 no período de 2016 a 2020. A amostra final corresponde a 204 empresas e as proxies utilizadas para a mensuração da agressividade fiscal foram Book tax difference total (BTD) e Effective tax rate (ETR). Para uma perspectiva de retorno de investimentos, retorno para acionistas e atividades operacionais foram empregados o Retorno sobre o Ativo Total (ROA), Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) e Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA), respectivamente. A análise foi feita por meio de estatísticas descritivas e regressões múltiplas (com efeitos aleatórios) e quantílicas, e os resultados encontrados não apresentaram consenso entre as proxies. Enquanto a BTD confirma que uma maior agressividade fiscal impacta positivamente e aumenta a rentabilidade, a ETR demonstra relação inversa, logo, conclui-se que não há consenso que maiores níveis de agressividade fiscal impactam a rentabilidade. Nesse sentido, as evidências empíricas permitem reflexões sobre o uso da agressividade fiscal no Brasil e a tomada de decisão dos gestores.Florianópolis, SCTheiss, VivianeFerreira, Marília ParanaíbaUniversidade Federal de Santa CatarinaXavier, Milena Becker2022-02-15T18:21:29Z2022-02-15T18:21:29Z2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231288porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-15T18:21:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231288Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-15T18:21:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
title Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
spellingShingle Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
Xavier, Milena Becker
Planejamento Tributário
Agressividade Fiscal
Rentabilidade
title_short Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
title_full Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
title_fullStr Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
title_full_unstemmed Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
title_sort Impacto Da Agressividade Fiscal Na Rentabilidade Das Empresas De Capital Aberto Listadas Na B3
author Xavier, Milena Becker
author_facet Xavier, Milena Becker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Theiss, Viviane
Ferreira, Marília Paranaíba
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Milena Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento Tributário
Agressividade Fiscal
Rentabilidade
topic Planejamento Tributário
Agressividade Fiscal
Rentabilidade
description Para diminuir gastos tributários e maximizar o desempenho das organizações, a agressividade fiscal é vista como uma prática para amenizar o alto custo com impostos ocasionado pela legislação tributária brasileira. No entanto, posto que, no contexto nacional, as evidências sobre a relação entre essa prática e a rentabilidade das empresas ainda são limitadas, o presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da agressividade fiscal na rentabilidade das empresas de capital aberto listadas na B3 no período de 2016 a 2020. A amostra final corresponde a 204 empresas e as proxies utilizadas para a mensuração da agressividade fiscal foram Book tax difference total (BTD) e Effective tax rate (ETR). Para uma perspectiva de retorno de investimentos, retorno para acionistas e atividades operacionais foram empregados o Retorno sobre o Ativo Total (ROA), Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) e Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization (EBITDA), respectivamente. A análise foi feita por meio de estatísticas descritivas e regressões múltiplas (com efeitos aleatórios) e quantílicas, e os resultados encontrados não apresentaram consenso entre as proxies. Enquanto a BTD confirma que uma maior agressividade fiscal impacta positivamente e aumenta a rentabilidade, a ETR demonstra relação inversa, logo, conclui-se que não há consenso que maiores níveis de agressividade fiscal impactam a rentabilidade. Nesse sentido, as evidências empíricas permitem reflexões sobre o uso da agressividade fiscal no Brasil e a tomada de decisão dos gestores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-10
2022-02-15T18:21:29Z
2022-02-15T18:21:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231288
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652130127446016