A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Cassiane Aparecida da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dias, Patrícia, Schuch, Fernanda Simoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134547
Resumo: O presente artigo traz a discussão da problemática das inundações urbanas. De acordo com a literatura, alguns fatores influenciam no aumento do número de fenômenos de inundações e, dentre estes fatores está a impermeabilização do solo. Sob esta ótica este artigo apresenta uma discussão baseando-se em análise quantitativa da contribuição do efeito da impermeabilização dos solos nas áreas urbanas para as inundações. Para esse estudo, foi feito a simulação de um cenário formado por três (03) lotes de áreas urbanas, com diferentes porcentagens de impermeabilização (100%, 60% e 0%). Correlacionou-se a região fictícia com um mapa pedológico adotando-se um tipo específico de solo existente no município de Florianópolis: solo areno-quatzoso. Coletou-se dados de precipitação máxima para um tempo de recorrência de 10 anos no mesmo município e, dados acerca da capacidade de infiltração da água no solo. Por fim verificou-se que em ambos os casos mais de 90% da água pluvial necessita ser artificialmente drenada devido às características do solo e do clima. A partir desta constatação sugere-se a adoção de novas medidas de infraestrutura urbana para minimizar o impacto de chuvas de grande intensidade. Salienta-se também, a importância da interligação entre as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico com instituições públicas e privadas, de modo que o conhecimento gerado chegue até a sociedade sob a forma de conhecimento técnico-científico aplicado, transformando-se em projetos e obras de engenharia civil para o bem da sociedade.
id UFSC_e7aba0ab045fd3eb3271ef957ececb42
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/134547
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLOUrban flooding problem under the soil permeability perspectivePermeabilidadeInundaçõesDrenagemO presente artigo traz a discussão da problemática das inundações urbanas. De acordo com a literatura, alguns fatores influenciam no aumento do número de fenômenos de inundações e, dentre estes fatores está a impermeabilização do solo. Sob esta ótica este artigo apresenta uma discussão baseando-se em análise quantitativa da contribuição do efeito da impermeabilização dos solos nas áreas urbanas para as inundações. Para esse estudo, foi feito a simulação de um cenário formado por três (03) lotes de áreas urbanas, com diferentes porcentagens de impermeabilização (100%, 60% e 0%). Correlacionou-se a região fictícia com um mapa pedológico adotando-se um tipo específico de solo existente no município de Florianópolis: solo areno-quatzoso. Coletou-se dados de precipitação máxima para um tempo de recorrência de 10 anos no mesmo município e, dados acerca da capacidade de infiltração da água no solo. Por fim verificou-se que em ambos os casos mais de 90% da água pluvial necessita ser artificialmente drenada devido às características do solo e do clima. A partir desta constatação sugere-se a adoção de novas medidas de infraestrutura urbana para minimizar o impacto de chuvas de grande intensidade. Salienta-se também, a importância da interligação entre as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico com instituições públicas e privadas, de modo que o conhecimento gerado chegue até a sociedade sob a forma de conhecimento técnico-científico aplicado, transformando-se em projetos e obras de engenharia civil para o bem da sociedade.2015-08-25T13:03:23Z2015-08-25T13:03:23Z2015-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134547Silveira, Cassiane Aparecida daDias, PatríciaSchuch, Fernanda Simoniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-25T13:03:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/134547Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-08-25T13:03:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
Urban flooding problem under the soil permeability perspective
title A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
spellingShingle A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
Silveira, Cassiane Aparecida da
Permeabilidade
Inundações
Drenagem
title_short A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
title_full A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
title_fullStr A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
title_full_unstemmed A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
title_sort A PROBLEMÁTICA DAS INUNDAÇÕES EM ÁREAS URBANAS SOB A ÓTICA DA PERMEABILIDADE DO SOLO
author Silveira, Cassiane Aparecida da
author_facet Silveira, Cassiane Aparecida da
Dias, Patrícia
Schuch, Fernanda Simoni
author_role author
author2 Dias, Patrícia
Schuch, Fernanda Simoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Cassiane Aparecida da
Dias, Patrícia
Schuch, Fernanda Simoni
dc.subject.por.fl_str_mv Permeabilidade
Inundações
Drenagem
topic Permeabilidade
Inundações
Drenagem
description O presente artigo traz a discussão da problemática das inundações urbanas. De acordo com a literatura, alguns fatores influenciam no aumento do número de fenômenos de inundações e, dentre estes fatores está a impermeabilização do solo. Sob esta ótica este artigo apresenta uma discussão baseando-se em análise quantitativa da contribuição do efeito da impermeabilização dos solos nas áreas urbanas para as inundações. Para esse estudo, foi feito a simulação de um cenário formado por três (03) lotes de áreas urbanas, com diferentes porcentagens de impermeabilização (100%, 60% e 0%). Correlacionou-se a região fictícia com um mapa pedológico adotando-se um tipo específico de solo existente no município de Florianópolis: solo areno-quatzoso. Coletou-se dados de precipitação máxima para um tempo de recorrência de 10 anos no mesmo município e, dados acerca da capacidade de infiltração da água no solo. Por fim verificou-se que em ambos os casos mais de 90% da água pluvial necessita ser artificialmente drenada devido às características do solo e do clima. A partir desta constatação sugere-se a adoção de novas medidas de infraestrutura urbana para minimizar o impacto de chuvas de grande intensidade. Salienta-se também, a importância da interligação entre as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico com instituições públicas e privadas, de modo que o conhecimento gerado chegue até a sociedade sob a forma de conhecimento técnico-científico aplicado, transformando-se em projetos e obras de engenharia civil para o bem da sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25T13:03:23Z
2015-08-25T13:03:23Z
2015-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134547
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652238132871168