Trajetórias profissionais de mestres e doutores egressos da Universidade Federal de Santa Catarina: inserção no mundo do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Valéria de Bettio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99430
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Trajetórias profissionais de mestres e doutores egressos da Universidade Federal de Santa Catarina: inserção no mundo do trabalhoEducaçãoFormação profissionalQualificações profissionaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Com base num estudo longitudinal realizado por meio de entrevistas biográficas (Demazière, 2009), esta pesquisa analisa a trajetória profissional de dez egressos de cursos de mestrado oferecidos na Universidade Federal de Santa Catarina.,Os dados sugerem que os percursos da amostra variam de acordo com a habilitação profissional, isto é, bacharelado ou licenciatura. Levando-se em consideração que o acesso às diferentes áreas do ensino superior permanece determinado pela origem social e pela trajetória educacional anterior, bem como pelo capital cultural acumulado e pela disposição geográfica das famílias, entre os bacharéis, grosso modo, o título de mestre é suficiente para acessar um posto de trabalho estável, no âmbito público. Entre os licenciados prevalece o alongamento da escolarização em nível de doutorado a fim de lhes possibilitar maiores chances de inserção profissional futura em institutos de pesquisa e universidades públicas, onde poderão aliar ensino e pesquisa, interesse distintivo do grupo analisado.À partir d`un étude de longue durée, investigués à travers des entretiens biographiques (Demazière, 2009), cette recherche analyse la trajectoire professionnelle de dix étudiants sortis d`un cours de master offert par l`Université Fédérale de Santa Catarina. Les données suggèrent que le parcours est différent selon l`habilitation professionnelle: bachelier ou licencié. Étant donné que l`accès aux différentes filières d`enseignement supérieur reste déterminé par l`origine sociale et par la trajectoire éducationnelle precedente, et plus par le capital culturelle accumulé et par la détermination géographique des familles, pour les bacheliers, en général, le titre du master est suffisant pour accéder à un poste de travail stable dans le milieu publique. Parmi les licenciés, l`allongement de la scolarisation au niveau du doctorat est le choix le plus fréquent des interviewés, à fin d`augmenter les possibilités d`insertion professionnelle dans les instituts de recherche et dans les universités publiques où ils pourront allier Enseignement et Recherche, l`interêt le plus important du groupe analysé.FlorianópolisBianchetti, LucídioAued, Bernardete WrublevskiUniversidade Federal de Santa CatarinaMattos, Valéria de Bettio2013-03-04T20:20:04Z2013-03-04T20:20:04Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis64 p.| tabs.application/pdf310205http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99430porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:08:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99430Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:08:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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