Um estudo do processo de nacionalização de peças de reposição de aeronaves e equipamentos na força aérea brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127160 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências Contábeis |
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Um estudo do processo de nacionalização de peças de reposição de aeronaves e equipamentos na força aérea brasileiraNacionalizaçãoFazer ou comprarEngenharia reversaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Curso de Ciências ContábeisA falta de recursos enfrentada pela Força Aérea Brasileira impõe desafios à manutenção de suas aeronaves e equipamentos. A nacionalização de peças de reposição consiste em desenvolver projetos de itens críticos às linhas de revisões para substituir os adquiridos dos fabricantes originais. Baseada no processo de Engenharia Reversa, a nacionalização tem por objetivo contribuir na manutenção da disponibilidade operacional das aeronaves e equipamentos da Aeronáutica, juntamente com a redução de custos na aquisição das peças., de modo a aplicar os recursos públicos de maneira eficiente. Este trabalho tem por objetivo descrever o processo de nacionalização de material da Força Aérea Brasileira na contabilidade gerencial, bem como compreender os fatores relevantes para a tomada de decisão envolvida na atividade. Para atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, analisando o problema de maneira qualitativa. Com relação aos procedimentos, o trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa documental, bibliográfica e estudo de caso. A fundamentação teórica contempla: a evolução e os tipos de contabilidade, a contabilidade gerencial com enfoque na tomada de decisão e as decisões do tipo fazer ou comprar, Logística, custeio-meta e Engenharia Reversa. Em seguida, foi descrito o Sistema de Material da Aeronáutica e detalhado todo processo seguido pela atividade de nacionalização. Foi verificado que os motivos principais para os gestores iniciarem a atividade de nacionalização são: a possibilidade de economizar recursos com compra de materiais, diminuição do prazo de entrega pelos fornecedores e estabelecimento de novos fabricantes de peças que tiveram sua produção descontinuada. Por meio da coleta de dados de itens nacionalizados, observou-se que em torno de 66% dos gastos que seria incorrido com a compra dos itens originais é economizado. Outro ponto destacado é que a atividade impacta na independência exterior para aquisição de materiais aeronáuticos e, conseqüente, fortalecimento tecnológico da indústria nacional.FlorianópolisLorandi, Joisse AntonioUniversidade Federal de Santa Catarina.Pontes, Wagner Rossi2014-12-03T17:13:34Z2014-12-03T17:13:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127160porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-22T13:03:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/127160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-22T13:03:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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