Imagem intensa e performance como testemunho em filmes documentários no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96155 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. |
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Imagem intensa e performance como testemunho em filmes documentários no BrasilLiteraturaCinemaBrasilDocumentario(Cinema)BrasilPerformance (Arte)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.Problematizar a relação do filme documentário com a realidade é o objeto desta tese, que se organiza a partir de um recorte espacial definido no Brasil, país em que a imersão de novos atores sociais também exige novos modos de narrar. Assim, utiliza-se como corpus dois filmes de João Moreira Salles para discutir os relatos fílmicos e suas estratégias: Notícias de uma guerra particular (1999), que têm, na denominação de Fernão Ramos (2005b), a "cicatriz da tomada" e que é um filme que tem um caráter fundacional no cinema, que, por sua vez, reverbera em filmes ficcionais como Cidade de Deus (2002) e Tropa de Elite (2007), em contraste com outro procedimento, tendência a que Bill Nichols (2005) classifica de "documentários performáticos", presente em Santiago (2007). Ao perceber o documentário como antiespetáculo, este estudo entende que estes topos de filmes possam resgatar sentidos perdidos em uma distopia que Josefina Ludmer (2010) qualifica de realidadfición.The objective of this work is to discuss narrative strategies that can be used to approximate the documentary films of his object, questioning the relationship of these with the reality, especially in Brazil. For this, uses two films of João Moreira Salles as an example: Notícias de uma guerra particular (1999), which has markedly what Fernão Ramos (2005b) calls the "scar shooting", and Santiago (2007), where author's presence is crucial to define the character of the film, may be included in the category that Bill Nichols (2005) calls "performative documentary". Also, seeing the documentary as anti-espectacle, this study finds that those movie stubs can redeem senses lost in a dystopia that Josefina Ludmer (2010) describes as realidadficción.Florianópolis, SCDiniz, Alai GarciaUniversidade Federal de Santa CatarinaFinco, Henrique2012-10-26T09:20:07Z2012-10-26T09:20:07Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf301863http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96155porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T14:49:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96155Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:49:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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