As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204218 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo |
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As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa CatarinaBrincadeira.Teoria Histórico CulturalEducação do CampoRio NegrinhoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do CampoO presente Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender o lugar ocupado pela brincadeira, a partir da abordagem de Vigotski, no contexto de uma instituição do município de Rio Negrinho. Nesse sentido, procura compreender como se dá o processo de brincadeira das crianças na escola Menino Jesus, como ele ocorre, se “contaminado” pela lógica produtivista dos “trabalhos escolares”, cada vez mais precoces na educação infantil que transformam o brincar numa atividade pedagógica, que permite aprender algo de forma lúdica, e o tempo destinado ao brincar livre onde a criança busca brincar de acordo com as suas motivações, necessidades e atividade socialmente constituídas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas observações sobre como a brincadeira aparece no cotidiano das crianças, conversas com uma professora, uma especialista e realização de uma revisão bibliográfica sobre a temática. Entre os principais resultados, destacamos que a brincadeira está presente, porém, de forma lúdica, como recurso didático, como entretenimento, para que assim, a professora consiga auxiliar as demais crianças na realização dos trabalhos escolares e em meios a esses momentos aparecem as brincadeiras de faz-de-conta. Contudo, devemos considerar a importância da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças para a Educação do Campo e formação dos docentes, porque, a brincadeira proporciona à criança de se apropriar do meio social e das relações sociais.Florianópolis, SCConde, Soraya FranzoniUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fernanda da2020-02-17T11:23:50Z2020-02-17T11:23:50Z2020-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204218info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-02-17T11:23:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-17T11:23:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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