A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDIGAL, FREDERICO
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BARROS, GERSON LUIS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136207
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES), tanto públicas quanto privadas no Brasil, vêm sendo impulsionadas a investir em tecnologias da informação (TI). O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos usuários do Sistema de Gerenciamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (SISPG) de uma universidade pública federal que vem passando por um período de crescimento, sobretudo após a implantação do programa de reestruturação e expansão das universidades federais no Brasil, o REUNI . O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e envolveu a evolução tecnológica ocorrida no contexto da universidade e as transformações na gestão da informação envolvendo um ciclo contínuo de atividades que demandaram uma sistematização de processos. A metodologia empregada no estudo foi quali-quantitativa e descritiva, caracterizada como um estudo de caso, envolvendo uma população de usuários composta por 48 gestores dos cursos de pós-graduação e 45 secretários no âmbito da universidade. Os resultados demonstraram que há um importante grau de insatisfação em quase todos os construtos pesquisados e a universidade tem o desafio de gerenciar seus fluxos de informação na gestão das suas atividades em coordenações de pós-graduação. Concluiu-se, em relação aos gestores, que o sistema não atende de forma adequada às coordenações de cursos em suas demandas por informação na universidade.
id UFSC_e8f667cbb9c572b6937647418760ea2c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136207
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASILAs Instituições de Ensino Superior (IES), tanto públicas quanto privadas no Brasil, vêm sendo impulsionadas a investir em tecnologias da informação (TI). O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos usuários do Sistema de Gerenciamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (SISPG) de uma universidade pública federal que vem passando por um período de crescimento, sobretudo após a implantação do programa de reestruturação e expansão das universidades federais no Brasil, o REUNI . O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e envolveu a evolução tecnológica ocorrida no contexto da universidade e as transformações na gestão da informação envolvendo um ciclo contínuo de atividades que demandaram uma sistematização de processos. A metodologia empregada no estudo foi quali-quantitativa e descritiva, caracterizada como um estudo de caso, envolvendo uma população de usuários composta por 48 gestores dos cursos de pós-graduação e 45 secretários no âmbito da universidade. Os resultados demonstraram que há um importante grau de insatisfação em quase todos os construtos pesquisados e a universidade tem o desafio de gerenciar seus fluxos de informação na gestão das suas atividades em coordenações de pós-graduação. Concluiu-se, em relação aos gestores, que o sistema não atende de forma adequada às coordenações de cursos em suas demandas por informação na universidade.INPEAU/UFSC2015-11-05T11:09:26Z2015-11-05T11:09:26Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136207VIDIGAL, FREDERICOBARROS, GERSON LUISporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:09:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136207Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T11:09:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
spellingShingle A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
VIDIGAL, FREDERICO
title_short A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_full A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_fullStr A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
title_sort A AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DE USUÁRIOS DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE INFORMAÇÕES ACADÊMICAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL
author VIDIGAL, FREDERICO
author_facet VIDIGAL, FREDERICO
BARROS, GERSON LUIS
author_role author
author2 BARROS, GERSON LUIS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIDIGAL, FREDERICO
BARROS, GERSON LUIS
description As Instituições de Ensino Superior (IES), tanto públicas quanto privadas no Brasil, vêm sendo impulsionadas a investir em tecnologias da informação (TI). O objetivo da pesquisa foi avaliar o grau de satisfação dos usuários do Sistema de Gerenciamento dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (SISPG) de uma universidade pública federal que vem passando por um período de crescimento, sobretudo após a implantação do programa de reestruturação e expansão das universidades federais no Brasil, o REUNI . O trabalho é fruto de uma dissertação de mestrado e envolveu a evolução tecnológica ocorrida no contexto da universidade e as transformações na gestão da informação envolvendo um ciclo contínuo de atividades que demandaram uma sistematização de processos. A metodologia empregada no estudo foi quali-quantitativa e descritiva, caracterizada como um estudo de caso, envolvendo uma população de usuários composta por 48 gestores dos cursos de pós-graduação e 45 secretários no âmbito da universidade. Os resultados demonstraram que há um importante grau de insatisfação em quase todos os construtos pesquisados e a universidade tem o desafio de gerenciar seus fluxos de informação na gestão das suas atividades em coordenações de pós-graduação. Concluiu-se, em relação aos gestores, que o sistema não atende de forma adequada às coordenações de cursos em suas demandas por informação na universidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-05T11:09:26Z
2015-11-05T11:09:26Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136207
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652352796753920