Cartilha educativa para crianças escolares com diabetes tipo 1 sobre hiperglicemia e cetoacidose: arcabouço teórico e protótipo inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Stela da Rosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222329
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
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spelling Cartilha educativa para crianças escolares com diabetes tipo 1 sobre hiperglicemia e cetoacidose: arcabouço teórico e protótipo inicialDiabetes mellitus tipo 1Tecnologia educacionalCetoacidose diabéticaHiperglicemiaEnfermagem pediátricaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: A Hiperglicemia e a Cetoacidose Diabética, são complicações agudas do Diabetes Mellitus tipo I, que afetam principalmente crianças e adolescentes. Tendo em vista as consequências dessas complicações e a importâncias de crianças em idade escolar aprenderem mais sobre como lidar com esses acontecimentos, este trabalho tem como objetivo desenvolver arcabouço teórico e protótipo inicial de uma cartilha educativa digital, destinada a crianças escolares com diabetes mellitus tipo 1, com foco nas complicações agudas de hiperglicemia e cetoacidose. Método: Estudo metodológico que utilizou a Taxonomia de Bloom como referencial teórico-metodológico aliado às recomendações da literatura para o desenvolvimento de cartilhas educativas. O estudo seguiu os seguintes passos: diagnóstico situacional das necessidades de aprendizagem do público-alvo em relação à temática da cartilha, realizado a partir da análise secundária dos resultados de um estudo qualitativo prévio; revisão de literatura da área; seleção e sumarização dos tópicos a serem considerados no material seguindo as categorias do domínio cognitivo, estabelecidas pela Taxonomia de Bloom; elaboração de um roteiro e desenvolvimento do protótipo inicial da cartilha educativa digital. Resultados: Se deram partir da Taxonomia de Bloom, os temas propostos para a cartilha foram: Definição de glicose, glicemia, insulina e diabetes mellitus tipo 1, contemplou a categoria lembrar; “Hiperglicemias”, “Evolução para cetoacidose diabética”, categoria entender; “Como manejar a hiperglicemia para evitar a cetoacidose diabética”, categoria aplicar; “Reconhecendo situações de urgência e sua gravidade (complicações agudas e a longo prazo)”, categoria analisar; “Avaliação do conhecimento adquirido”, e “Criação”. O protótipo inicial, com a categoria lembrar foi apresentado, considerando as recomendações de seleção de imagens, escolha de cores e fontes, e critérios para uma boa legibilidade do material. Considerações finais: A hiperglicemia e a cetoacidose diabética, são complicações agudas da condição crônica do diabetes. Neste sentido é importante preveni-las, sendo necessário tecnologias educacionais acerca dessa temática. O protótipo inicial desenvolvido atendeu as expectativas, pois foi perfeitamente relacionado com o referencial teórico, dando assim sentido a todas as informações apresentadas. Por isso a elaboração da cartilha é importante, pois irá auxiliar no entendimento das crianças em relação a essas complicações, e na qualidade de assistência do enfermeiro na educação em saúde, e assim consequentemente na prevenção das complicações de hiperglicemia e cetoacidose diabética.Florianópolis, SCSparapani, Valéria de CássiaUniversidade Federal de Santa CatarinaFernandes, Stela da Rosa2021-04-19T17:08:38Z2021-04-19T17:08:38Z2021-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222329info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-04-19T17:08:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222329Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-19T17:08:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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