Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Érico Gomes da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219452
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.
id UFSC_e926b3a020524066d8c19e54aa710328
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219452
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professoresBiologiaMicologiaFungosDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.Lecionar o conteúdo sobre o Reino Fungi no Ensino Médio (EM) exige do professor uma abordagem diferenciada e estratégias didáticas que aproximem o aluno do tema. Muitas vezes, ao se trabalhar esse assunto, existe uma supervalorização de conceitos que fogem ao contexto dos estudantes ou não lhes é oportunizada a construção de conhecimentos mais significativos. Necessidade e/ou fragilidades quanto aos materiais ou a falta dos mesmos para a aplicação de conteúdos de Micologia no Ensino Médio deixam o professor sem suporte para tornar o processo mais dinâmico, e levar ao estudante o conteúdo em toda a sua amplitude. Este trabalho objetiva, a partir da investigação, reconhecer aspectos faltantes, reparáveis e centrais ao conhecimento na abordagem dos conteúdos sobre Micologia, a partir da concepção dos professores de Biologia no Ensino Médio em escolas estaduais das cidades da região de Joinville. Para o desenvolvimento da investigação, foi aplicado um questionário a fim de compreender como o conteúdo de micologia é trabalhado em sala de aula e quais as ferramentas disponíveis e utilizadas pelos professores. A partir da análise dos dados encontrados durante a pesquisa com os participantes, foram constatadas necessidades de atualizações, de sugestões de aulas práticas, de sites e textos para leituras complementares nos livros didáticos, materiais com sugestões de como conseguir fungos para as aulas. Assim, a partir dos resultados e das necessidades observadas foi elaborado um guia complementar de apoio didático com orientações sobre temas referentes ao Reino Fungi, como informações conceituais, propostas de sequências didáticas, aula prática investigativa, aula de campo, indicações de como conseguir materiais biológicos, leituras, sites de pesquisa, locais para aulas de campo, entre outros aspectos. A construção do guia visa trazer ao professor um material que ele possa usar na preparação de suas aulas, mas que também dê a ele subsídios para enfrentar os problemas relatados de forma a tornar a abordagem do conteúdo mais atraente ao estudante. As sugestões para o professor visam preencher algumas das lacunas detectadas, como por exemplo, a ausência de materiais didáticos específicos desta área destinados ao ensino médio, e evidenciará ao professor a necessidade para a aplicação desse conteúdo em sala de aula. O material inicialmente será divulgado aos participantes da pesquisa, podendo ser amplamente divulgado e utilizado como apoio a realidade de professores de todo o país, uma vez que não pretendemos restringi-lo apenas a região de Joinville. O guia Micologia no Ensino Médio, não representa a solução total aos problemas enfrentados pelos professores na aplicação desse assunto, mas serve de inspiração a esses profissionais e a realização de trabalhos futuros com esse intuito.Abstract: Teaching about Fungi Kingdom on High School demands from a teacher a different approach and didactic strategies that bring the student closer to the theme. Often, when working on this subject, there is an overvaluation of concepts out of student?s context or they are not given the opportunity to build more meaningful knowledge. Necessities and / or weaknesses regarding the materials or the lack of them on the contents of Mycology application on high school leave the teacher without support to make the process more dynamic, and take the content to the student in all its breadth. This work aims, since its investigation to recognize missing, repairable and central aspects to the knowledge in the approach of the contents on Mycology, from the conception of High School Biology teachers on public state schools in the cities of Joinville region. For the development of the investigation, a questionnaire was applied in order to understand how the mycology content is worked in the classroom and which tools are available and used by teachers. From the analysis of the data found during the research with the participants, there was a need for updates, suggestions for practical classes, websites and texts for further readings in textbooks, materials with suggestions on how to get fungi for classes. Thus, based on the results and needs observed, a complementary didactic support guide was prepared with guidance on topics related to the Fungi Kingdom, such as conceptual information, proposals for didactic sequences, practical investigative class, field class, indications on how to obtain biological materials, readings, research sites, places for field classes, among other aspects. The construction of the guide aims to bring the teacher material that he can use in the preparation of his classes, but that also gives him subsidies to face the reported problems in order to make the approach of the content more attractive to the student. The suggestions for the teacher aim to fill some of the gaps detected, such as, for example, the absence of specific teaching materials in this area for high school, and will show the teacher the need to apply this content in the classroom. The material will initially be released to the research participants, and can be widely disseminated and used to support the reality of teachers from all over the country, since we do not intend to restrict it to the Joinville region only. The Mycology in High School guide does not represent the total solution to the problems faced by teachers in the application of this subject, but it serves as an inspiration to these professionals and the realization of future work with this purpose.Santos, Elisandro Ricardo DrechslerRosa, Marcelo D'AquinoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Érico Gomes da2021-01-14T18:10:17Z2021-01-14T18:10:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis130 p.| il. gráfs.application/pdf370918https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219452porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:10:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219452Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:10:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
title Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
spellingShingle Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
Silva, Érico Gomes da
Biologia
Micologia
Fungos
title_short Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
title_full Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
title_fullStr Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
title_full_unstemmed Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
title_sort Micologia no ensino médio: um guia pedagógico complementar à concepção dos professores
author Silva, Érico Gomes da
author_facet Silva, Érico Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Elisandro Ricardo Drechsler
Rosa, Marcelo D'Aquino
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Érico Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Micologia
Fungos
topic Biologia
Micologia
Fungos
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:10:17Z
2021-01-14T18:10:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370918
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219452
identifier_str_mv 370918
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p.| il. gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652387048488960