Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Filho, José Francisco
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lopes, Jorge expedito de Gusmão, Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35707
Resumo: A contabilidade, enquanto profissão inserida em um contexto de atuação que busca o aperfeiçoamento contínuo da vida em sociedade, calcada na confiança e na veracidade, propicia ambiente para a movimentação de riquezas, incremento da produção e geração de empregos. Com essa visão e o sentimento da utilidade social da contabilidade, este artigo apresenta a Metodologia de Pesquisa-Ação como ferramenta importante, que deflui de uma expectativa alimentada pela discussão, já polarizada na contabilidade, entre abordagens prescritivas, que formulam como as organizações e mercados deveriam funcionar; e as abordagens descritivas, que registram como as organizações e mercados funcionam. Os problemas das organizações empresariais são mais voltados à aplicação do conhecimento, algumas vezes, oriundo das pesquisas básicas. No entanto, a aplicação do conhecimento não constitui simplesmente uma seqüência operacional da pesquisa de base. Esta aplicação reclama sua própria ciência: a ciência ação. Em razão das análises, percebe-se a grande importância do SEBRAE Nacional na criação de uma instância de fomento para estimular, a produção de pesquisa contábil relevante e crítica, atuando em segmento representativo das empresas brasileiras.
id UFSC_e9b775c09fac792ae76f696b9de96273
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/35707
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em ContabilidadeA contabilidade, enquanto profissão inserida em um contexto de atuação que busca o aperfeiçoamento contínuo da vida em sociedade, calcada na confiança e na veracidade, propicia ambiente para a movimentação de riquezas, incremento da produção e geração de empregos. Com essa visão e o sentimento da utilidade social da contabilidade, este artigo apresenta a Metodologia de Pesquisa-Ação como ferramenta importante, que deflui de uma expectativa alimentada pela discussão, já polarizada na contabilidade, entre abordagens prescritivas, que formulam como as organizações e mercados deveriam funcionar; e as abordagens descritivas, que registram como as organizações e mercados funcionam. Os problemas das organizações empresariais são mais voltados à aplicação do conhecimento, algumas vezes, oriundo das pesquisas básicas. No entanto, a aplicação do conhecimento não constitui simplesmente uma seqüência operacional da pesquisa de base. Esta aplicação reclama sua própria ciência: a ciência ação. Em razão das análises, percebe-se a grande importância do SEBRAE Nacional na criação de uma instância de fomento para estimular, a produção de pesquisa contábil relevante e crítica, atuando em segmento representativo das empresas brasileiras.INPEAU2012-09-26T17:26:47Z2012-09-26T17:26:47Z2004-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35707Ribeiro Filho, José FranciscoLopes, Jorge expedito de GusmãoPederneiras, Marcleide Maria Macêdoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-16T18:45:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/35707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-16T18:45:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
title Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
spellingShingle Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
Ribeiro Filho, José Francisco
title_short Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
title_full Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
title_fullStr Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
title_full_unstemmed Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
title_sort Uma Análise Crítica Para A Produção Da Pesquisa-Ação Em Contabilidade
author Ribeiro Filho, José Francisco
author_facet Ribeiro Filho, José Francisco
Lopes, Jorge expedito de Gusmão
Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
author_role author
author2 Lopes, Jorge expedito de Gusmão
Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro Filho, José Francisco
Lopes, Jorge expedito de Gusmão
Pederneiras, Marcleide Maria Macêdo
description A contabilidade, enquanto profissão inserida em um contexto de atuação que busca o aperfeiçoamento contínuo da vida em sociedade, calcada na confiança e na veracidade, propicia ambiente para a movimentação de riquezas, incremento da produção e geração de empregos. Com essa visão e o sentimento da utilidade social da contabilidade, este artigo apresenta a Metodologia de Pesquisa-Ação como ferramenta importante, que deflui de uma expectativa alimentada pela discussão, já polarizada na contabilidade, entre abordagens prescritivas, que formulam como as organizações e mercados deveriam funcionar; e as abordagens descritivas, que registram como as organizações e mercados funcionam. Os problemas das organizações empresariais são mais voltados à aplicação do conhecimento, algumas vezes, oriundo das pesquisas básicas. No entanto, a aplicação do conhecimento não constitui simplesmente uma seqüência operacional da pesquisa de base. Esta aplicação reclama sua própria ciência: a ciência ação. Em razão das análises, percebe-se a grande importância do SEBRAE Nacional na criação de uma instância de fomento para estimular, a produção de pesquisa contábil relevante e crítica, atuando em segmento representativo das empresas brasileiras.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-10
2012-09-26T17:26:47Z
2012-09-26T17:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35707
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/35707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652288774897664