A recepção da teoria weberiana dos modos de ação e dominação na sociologia da educação da reprodução: entre os herdeiros e a reprodução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Atílio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174881
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
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spelling A recepção da teoria weberiana dos modos de ação e dominação na sociologia da educação da reprodução: entre os herdeiros e a reproduçãoEducaçãoSociologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A dissertação apresentada tem por objetivo esclarecer o modo pelo qual Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron se apropriam e mobilizam as categorias weberianas (tipologia da ação e dominação), para compreender a lógica interna do sistema de ensino. Também, com base nesta mesma análise, discutiremos a principal diferença entre as duas obras da primeira década de estudo dos autores - fruto da parceria intelectual dos autores, Os Herdeiros, de 1964 e A Reprodução, datada de 1970. Entendemos que a diferença fundamental entre estas - o abandono da proposta normativa (pedagogia racional), no segundo texto - e também, entre os textos educacionais datados deste mesmo período de autoria de Pierre Bourdieu, consiste em uma nova abordagem sobre os modos de dominação que se efetivam via sistema de ensino. Que contornos teria este deslocamento? De uma primeira elaboração, n'Os Herdeiros, centrada nos modelos weberianos, o tradicional e o carismático, a uma segunda, em A Reprodução, em que para além da tipologia de Weber, considera, nos conceitos de arbitrário cultural e violência simbólica, a dimensão social do simbolismo enquanto modelo dominativo. O que não significa um abandono do modelo weberiano, mas que possivelmente através de uma releitura durkheimiana do carisma, reapresentam-no pela ótica simbólica que poderia ser aplicado tanto neste quanto em quaisquer outros modelos dominativos.<br>Abstract : This dissertation aims to comprehend the way in which Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron appropriate and mobilize Weberian categories (types of action and domination), to understand the internal logic of the education system. Also based on the same analysis, we discuss the main difference between the two works of the first decade of study authors-the result of the intellectual partnership of authors, The Inheritors, dated on 1964 and The Reproduction, dated on 1970. Our analysis signalize that the fundamental difference between those works - the abandonment of a normative proposal (rational pedagogy) in the second text - and also in the educational texts of Pierre Bourdieu dated in the same period, consists of a new approach of the domination modes that actualize through educational system. What are the characteristics of this displacement? From a first elaboration based on the weberian domination models, the traditional and the charismatic, to a second in The Reproduction, in which in addition to Weber's typology considers the concepts of cultural arbitrary and symbolic violence, the social dimension of symbolism as domination model. This position does not mean the abandonment of the Weberian model, but possibly through a reinterpretation of Durkheim's charisma concept reintroduce it in a symbolic perspective that could be applied both in this as in any domination model.Pich, SantiagoUniversidade Federal de Santa CatarinaVicente, Atílio2017-04-18T04:10:24Z2017-04-18T04:10:24Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf344846https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174881porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:10:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174881Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:10:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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