ESTOU COORDENADOR, E AGORA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97018 |
Resumo: | A luta pela autoridade científica é descrita por alguns autores como um jogo tão competitivo e ideológico quanto o jogo da economia de mercado. Os esforços e investimentos são definidos de acordo com as chances de retorno para o pesquisador, cujo interesse pela pesquisa não é exclusivamente intrínseco ao que julga importante. Paralelamente à competição entre comunidades científicas, a qual é travada principalmente pela disputa por espaço e prestígio em eventos e publicações acadêmicas, também ocorre uma competição dentro das instituições nas quais o conhecimento científico é gerado e difundido. Nesta pesquisa, foi estabelecido um recorte mais específico desse fenômeno, considerando mais precisamente o campo científico da Administração. Ao assumir a função de coordenador de pós-graduação stricto sensu em Administração, o professor-pesquisador de uma universidade pública se depara com desafios e mudanças que afetam sua rotina, desempenho acadêmico, perspectivas de carreira, reputação, etc. Como resultado deste trabalho, foi possível um aumento da compreensão a respeito da experiência vivida por professores-pesquisadores ao assumirem a coordenação de cursos de pós-graduação stricto sensu, em universidades públicas brasileiras. Quais as principais mudanças que a função de coordenador trouxe à rotina do professor-pesquisador? Como essas mudanças afetaram o seu desempenho acadêmico e reputação? Quais as maiores preocupações e conflitos envolvidos na nova rotina? Baseados no referencial teórico e nas respostas a perguntas como essas, obtidas através da aplicação de entrevista semi-estruturada, foram propostas reflexões concernentes aos desafios da gestão universitária e políticas públicas relacionadas a ensino e pesquisa no Brasil. |
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