AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96951 |
Resumo: | As instituições de ensino superior no Brasil, especialmente as comunitárias, como é o caso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Campus de Santiago/RS), vêm passando por dificuldades de identidade e sustentabilidade financeira – em virtude das modificações contínuas na economia e no mundo do trabalho, das exigências mais rigorosas provenientes do MEC e da concorrência cada vez mais acirrada, refletida na descendência persistente no número de alunos. Nesse cenário, a IES está providenciando as avaliações da sua prontidão e do seu ambiente externo e interno, para levar a cabo o planejamento estratégico. O objetivo central deste trabalho é testar o modelo a ser empregado para captar e analisar as percepções do corpo técnico-administrativo, docente e discente (líderes de turmas e bolsistas) relacionadas à sua ambiência interior. Para isso são mapeadas em um teste-piloto as opiniões de uma amostra de alunos, mediante um questionário estruturado abrangendo questões embaralhadas inerentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão. Utiliza-se o método de análise de escala do tipo Likert (modificado) de 5 pontos, em que o ponto médio/neutro de julgamento (das necessidades de melhorias) é deslocado para o final da sequência: nada, pouco, bastante, profundamente e sem opinião. Nessas condições, têm-se uma escala não forçada, cujas duas primeiras opções de resposta são indicadoras de pontos fortes e, as duas seguintes, pontos fracos. Os resultados obtidos são animadores, pois evidenciam informações estratégicas, qualitativa e quantitativamente superiores, caso não se lançasse mão das modificações introduzidas. |
id |
UFSC_e9d1112782c59cf37c08cf29b82b2ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96951 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICOAs instituições de ensino superior no Brasil, especialmente as comunitárias, como é o caso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Campus de Santiago/RS), vêm passando por dificuldades de identidade e sustentabilidade financeira – em virtude das modificações contínuas na economia e no mundo do trabalho, das exigências mais rigorosas provenientes do MEC e da concorrência cada vez mais acirrada, refletida na descendência persistente no número de alunos. Nesse cenário, a IES está providenciando as avaliações da sua prontidão e do seu ambiente externo e interno, para levar a cabo o planejamento estratégico. O objetivo central deste trabalho é testar o modelo a ser empregado para captar e analisar as percepções do corpo técnico-administrativo, docente e discente (líderes de turmas e bolsistas) relacionadas à sua ambiência interior. Para isso são mapeadas em um teste-piloto as opiniões de uma amostra de alunos, mediante um questionário estruturado abrangendo questões embaralhadas inerentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão. Utiliza-se o método de análise de escala do tipo Likert (modificado) de 5 pontos, em que o ponto médio/neutro de julgamento (das necessidades de melhorias) é deslocado para o final da sequência: nada, pouco, bastante, profundamente e sem opinião. Nessas condições, têm-se uma escala não forçada, cujas duas primeiras opções de resposta são indicadoras de pontos fortes e, as duas seguintes, pontos fracos. Os resultados obtidos são animadores, pois evidenciam informações estratégicas, qualitativa e quantitativamente superiores, caso não se lançasse mão das modificações introduzidas.INPEAU2012-11-05T17:19:30Z2012-11-05T17:19:30Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96951SILVEIRA, JOÃO SERFIM TUSI DASILVA, RODRIGO BELMONTE DASMOLARECK, RODRIGO DALOSTOFERRARI, ALEXANDRE DO AMARALporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:22:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96951Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:22:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
title |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SILVEIRA, JOÃO SERFIM TUSI DA |
title_short |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
title_full |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA AMBIÊNCIA INTERNA DA URI SANTIAGO ATRAVÉS DA ESCALA DE LIKERT MODIFICADA PARA FINS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO |
author |
SILVEIRA, JOÃO SERFIM TUSI DA |
author_facet |
SILVEIRA, JOÃO SERFIM TUSI DA SILVA, RODRIGO BELMONTE DA SMOLARECK, RODRIGO DALOSTO FERRARI, ALEXANDRE DO AMARAL |
author_role |
author |
author2 |
SILVA, RODRIGO BELMONTE DA SMOLARECK, RODRIGO DALOSTO FERRARI, ALEXANDRE DO AMARAL |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, JOÃO SERFIM TUSI DA SILVA, RODRIGO BELMONTE DA SMOLARECK, RODRIGO DALOSTO FERRARI, ALEXANDRE DO AMARAL |
description |
As instituições de ensino superior no Brasil, especialmente as comunitárias, como é o caso da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Campus de Santiago/RS), vêm passando por dificuldades de identidade e sustentabilidade financeira – em virtude das modificações contínuas na economia e no mundo do trabalho, das exigências mais rigorosas provenientes do MEC e da concorrência cada vez mais acirrada, refletida na descendência persistente no número de alunos. Nesse cenário, a IES está providenciando as avaliações da sua prontidão e do seu ambiente externo e interno, para levar a cabo o planejamento estratégico. O objetivo central deste trabalho é testar o modelo a ser empregado para captar e analisar as percepções do corpo técnico-administrativo, docente e discente (líderes de turmas e bolsistas) relacionadas à sua ambiência interior. Para isso são mapeadas em um teste-piloto as opiniões de uma amostra de alunos, mediante um questionário estruturado abrangendo questões embaralhadas inerentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão. Utiliza-se o método de análise de escala do tipo Likert (modificado) de 5 pontos, em que o ponto médio/neutro de julgamento (das necessidades de melhorias) é deslocado para o final da sequência: nada, pouco, bastante, profundamente e sem opinião. Nessas condições, têm-se uma escala não forçada, cujas duas primeiras opções de resposta são indicadoras de pontos fortes e, as duas seguintes, pontos fracos. Os resultados obtidos são animadores, pois evidenciam informações estratégicas, qualitativa e quantitativamente superiores, caso não se lançasse mão das modificações introduzidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-08 2012-11-05T17:19:30Z 2012-11-05T17:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96951 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652117497348096 |