Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93711
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010
id UFSC_e9e3af3c2db99758bb1ae10709eafdc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93711
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civilEngenharia civilConstrução civilTrabalhadores da construcaoTreinamentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010A contribuição potencial das práticas de treinamento, na construção civil, constitui tema de maior importância, largamente abordado nos ultimos anos, na literatura especializada. Em destaque estão as discussões sobre as formas de treinamento voltadas ao operário, que visam, principalmente, à aplicação dos conhecimentos obtidos nestes treinamentos nas atividades diárias. Observa-se que pesquisas em avaliação de treinamento na construção civil ainda são incipientes, especialmente nos casos de pesquisas relacionadas à análise do processo de transferência de conhecimentos. O conceito de transferência de conhecimentos é definido como um processo composto por diversas variáveis complexas, que atuam quando o conhecimento resultante do treinamento é aplicado durante a realização do trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo a construção e validação de um modelo de avaliação de transferência, para identificar quais variáveis estão associadas à transferência de conhecimentos, no contexto da construção civil, com base em uma pesquisa de abordagem quantitativa e descritiva. As variáveis estudadas na pesquisa e relacionadas à transferência de conhecimentos ao local de trabalho são distribuídas em três categorias: características individuais, do treinamento e do ambiente de trabalho. Foram objeto de análise 229 trabalhadores da construção civil, em atuação na cidade de Florianópolis, e que desenvolviam atividades em três empresas distintas. A estratégia de pesquisa adotada foi o levantamento. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram: entrevistas, questionários e observação direta. Os instrumentos de coleta de dados, no total de sete, foram construídos e validados especialmente para a realização da pesquisa e para serem aplicados especificamente aos operários de obras. Os dados foram submetidos a análises estatísticas exploratórias, testes paramétricos, análises fatoriais e de regressão múltipla. Os resultados desta pesquisa, obtidos através da análise de regressão múltipla, indicaram que as variáveis relacionadas ao perfil dos participantes, á motivação e ao ambiente da empresa apresentaram-se associadas ao processo de transferência de treinamento na construção civil.The potential contribution of training practices in the civil construction sector represents an important theme widely addressed in recent years in the specialized literature. Notably, there have been discussions on the training procedures related to the workers, which aim mainly at the application of knowledge obtained during this training in everyday activities. It can be observed that studies which evaluate training in the civil construction sector are still in the initial stages, particularly in cases related to the analysis of the knowledge transfer process. The concept of knowledge transfer is defined as a process comprising several complex variables, which act when the knowledge resulting from the training is applied when the work is carried out. Thus, the objective of this study was to build a transfer evaluation model, in order to identify which variables are associated with knowledge transfer, in the context of civil construction, based on a study with a quantitative and descriptive approach. The variables included in the study and related to the transfer of knowledge to the workplace are grouped into three categories: characteristics of the individual, the training and the work environment. Two hundred and twenty-nine civil construction workers, working in Florianópolis for three different companies, comprised the object of analysis. The research strategy adopted was a survey. The instruments used to collect the data were interviews, questionnaires and direct observation. A total of seven data collection tools were constructed and validated especially for the carrying out of the study and to be applied specifically to construction site workers. The data were submitted to exploratory statistical analysis, parametric tests, and factorial and multiple regression analysis. The results of this study obtained through multiple regression analysis indicated that the variables related to the profile of the participants, motivation and the work environment were associated with the knowledge transfer process in the civil construction sector.Roman, Humberto RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Ana Maria de Sousa Santana de2012-10-25T02:29:08Z2012-10-25T02:29:08Z2012-10-25T02:29:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis89 p.| il., grafs., tabs.application/pdf277052http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93711porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T03:32:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93711Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T03:32:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
title Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
spellingShingle Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de
Engenharia civil
Construção civil
Trabalhadores da construcao
Treinamento
title_short Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
title_full Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
title_fullStr Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
title_full_unstemmed Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
title_sort Construção e validação de um modelo de transferência do conhecimento com base em treinamento de operários da construção civil
author Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de
author_facet Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Roman, Humberto Ramos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Maria de Sousa Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Construção civil
Trabalhadores da construcao
Treinamento
topic Engenharia civil
Construção civil
Trabalhadores da construcao
Treinamento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T02:29:08Z
2012-10-25T02:29:08Z
2012-10-25T02:29:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 277052
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93711
identifier_str_mv 277052
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652415187025920