Práticas rituais Laklãnõ/Xokleng: no "tempo do mato"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179623 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História. |
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Práticas rituais Laklãnõ/Xokleng: no "tempo do mato"Laklãnõ/Xoklengrituaispré-colonialritualspre-colonialTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.Em virtude dos diversos rituais praticados pelo povo Laklãnõ/Xokleng no período de sua ocupação pré-colonial, buscou-se realizar a análise de um conjunto dessas práticas no que refere ao "tempo do mato". Os rituais dimensionados são a cerimônia de perfuração dos lábios dos meninos e a tatuagem na perna das meninas, como também os ritos mortuários. O povo Laklãnõ/Xokleng é pertencente ao tronco linguístico Macro-Jê e atualmente habitam a Terra Indígena Ibirama Laklãnõ, localizada no Alto Vale do Itajaí. Historicamente ocupavam as florestas percorrendo desde o estado do Paraná até o estado do Rio Grande do Sul (o que engloba áreas do litoral, abrigos da Serra Geral e do Mar e Planalto Meridional do Brasil), quando não havia essas delimitações geográficas. O "tempo do mato" supracitado se refere ao contexto em que o povo ainda estanciava o interior das florestas. A história dos eventos ocorridos nessa temporalidade ancestral não se constitui de modo longínquo, pois os membros mais velhos das aldeias atuais relatam reminiscências contadas por pessoas que viveram nas florestas e deixaram seus relatos que são suportes de memória. Os resultados indicam que os rituais são eventos não cotidianos que traduz sua funcionalidade como rito de passagem, divulgando aspectos enquanto valores favoráveis para a transmissão de conhecimentos e produções de relações sociais. Nesse ponto apresentam-se os artefatos presentes nessas cerimônias, que utilizados como instrumentos de diferenciação são necessários para suas significâncias e representações culturais.Florianópolis, SCNötzold, Ana Lúcia VulfeUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Milene Félix da2017-09-18T19:39:21Z2017-09-18T19:39:21Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis106 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179623porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-18T19:39:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179623Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-18T19:39:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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