A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: SOUZA, GABRIELA MATTEI DE, PIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920
Resumo: O presente artigo objetiva verificar se o regime de trabalho remoto adotado no expediente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior por oportunidade das medidas de prevenção e precaução diante da pandemia do COVID-19 influenciou na evolução do nível de formação acadêmica do seu quadro de servidores. O estudo é contextualizado com revisão bibliográfica pertinente e, depois, passa a apresentar sua metodologia e resultados. A pesquisa é descritiva, predominantemente quantitativa, vale-se de raciocínio dedutivo e utiliza dados secundários coletados de repositórios oficiais e públicos da Instituição em estudo sobre o nível de formação/escolaridade de servidores administrativos de seu quadro entre os anos 2018 e 2022. A plotagem dos dados em linhas históricas permitiu identificar pouca mudança geral do perfil de escolaridade da população nos anos iniciais do intervalo selecionado seguida de alteração de tendência com importante crescimento nos níveis de formação mais altos (doutorado, mestrado e especialização) e contemporânea redução nos menores estratos (graduação e ensino médio) nos anos seguintes. Os achados indicam que o regime de trabalho remoto é fator correlacionado com o aumento no nível de formação acadêmica geral dos servidores da Instituição Federal de Ensino Superior estudada.
id UFSC_eaabb65b785ffe352f995ca35c1024a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243920
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoasO presente artigo objetiva verificar se o regime de trabalho remoto adotado no expediente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior por oportunidade das medidas de prevenção e precaução diante da pandemia do COVID-19 influenciou na evolução do nível de formação acadêmica do seu quadro de servidores. O estudo é contextualizado com revisão bibliográfica pertinente e, depois, passa a apresentar sua metodologia e resultados. A pesquisa é descritiva, predominantemente quantitativa, vale-se de raciocínio dedutivo e utiliza dados secundários coletados de repositórios oficiais e públicos da Instituição em estudo sobre o nível de formação/escolaridade de servidores administrativos de seu quadro entre os anos 2018 e 2022. A plotagem dos dados em linhas históricas permitiu identificar pouca mudança geral do perfil de escolaridade da população nos anos iniciais do intervalo selecionado seguida de alteração de tendência com importante crescimento nos níveis de formação mais altos (doutorado, mestrado e especialização) e contemporânea redução nos menores estratos (graduação e ensino médio) nos anos seguintes. Os achados indicam que o regime de trabalho remoto é fator correlacionado com o aumento no nível de formação acadêmica geral dos servidores da Instituição Federal de Ensino Superior estudada.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:44:38Z2023-01-19T15:44:38Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920RIBAS, RUY TADEU MAMBRINISOUZA, GABRIELA MATTEI DEPIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTIporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:44:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243920Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:44:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
title A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
title_short A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
title_full A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
title_sort A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
author RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
author_facet RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
SOUZA, GABRIELA MATTEI DE
PIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTI
author_role author
author2 SOUZA, GABRIELA MATTEI DE
PIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTI
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBAS, RUY TADEU MAMBRINI
SOUZA, GABRIELA MATTEI DE
PIRES, RODRIGO OTÁVIO MORETTI
description O presente artigo objetiva verificar se o regime de trabalho remoto adotado no expediente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior por oportunidade das medidas de prevenção e precaução diante da pandemia do COVID-19 influenciou na evolução do nível de formação acadêmica do seu quadro de servidores. O estudo é contextualizado com revisão bibliográfica pertinente e, depois, passa a apresentar sua metodologia e resultados. A pesquisa é descritiva, predominantemente quantitativa, vale-se de raciocínio dedutivo e utiliza dados secundários coletados de repositórios oficiais e públicos da Instituição em estudo sobre o nível de formação/escolaridade de servidores administrativos de seu quadro entre os anos 2018 e 2022. A plotagem dos dados em linhas históricas permitiu identificar pouca mudança geral do perfil de escolaridade da população nos anos iniciais do intervalo selecionado seguida de alteração de tendência com importante crescimento nos níveis de formação mais altos (doutorado, mestrado e especialização) e contemporânea redução nos menores estratos (graduação e ensino médio) nos anos seguintes. Os achados indicam que o regime de trabalho remoto é fator correlacionado com o aumento no nível de formação acadêmica geral dos servidores da Instituição Federal de Ensino Superior estudada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:44:38Z
2023-01-19T15:44:38Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652290528116736