A RELAÇÃO ENTRE A ADOÇÃO DO TRABALHO REMOTO NA PANDEMIA E A EVOLUÇÃO NO NÍVEL DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: uma possível externalidade positiva da inovação contingencial na área de gestão de pessoas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243920 |
Resumo: | O presente artigo objetiva verificar se o regime de trabalho remoto adotado no expediente administrativo de uma Instituição Federal de Ensino Superior por oportunidade das medidas de prevenção e precaução diante da pandemia do COVID-19 influenciou na evolução do nível de formação acadêmica do seu quadro de servidores. O estudo é contextualizado com revisão bibliográfica pertinente e, depois, passa a apresentar sua metodologia e resultados. A pesquisa é descritiva, predominantemente quantitativa, vale-se de raciocínio dedutivo e utiliza dados secundários coletados de repositórios oficiais e públicos da Instituição em estudo sobre o nível de formação/escolaridade de servidores administrativos de seu quadro entre os anos 2018 e 2022. A plotagem dos dados em linhas históricas permitiu identificar pouca mudança geral do perfil de escolaridade da população nos anos iniciais do intervalo selecionado seguida de alteração de tendência com importante crescimento nos níveis de formação mais altos (doutorado, mestrado e especialização) e contemporânea redução nos menores estratos (graduação e ensino médio) nos anos seguintes. Os achados indicam que o regime de trabalho remoto é fator correlacionado com o aumento no nível de formação acadêmica geral dos servidores da Instituição Federal de Ensino Superior estudada. |
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