Influenciadores educacionais:: um estudo sobre a prática pedagógica com memes da internet
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252673 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
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Influenciadores educacionais:: um estudo sobre a prática pedagógica com memes da internetEducaçãoEducadoresMemesInstagram (Rede social on-line)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023.Esta pesquisa aborda a transformação da cultura digital, pois a criação da internet virtualizou nossas formas de interação com o mundo. Nesse contexto, explorou-se o universo dos memes da internet, desde sua origem até as interpretações contemporâneas e suas formas de propagação. A partir disso, chegou-se no redimensionamento dos memes da internet como material didático multimodal para as práticas pedagógicas, devido ao potencial transformador do processo de aprendizagem da leitura e escrita, que intrinsecamente conecta com o mundo real dos indivíduos. Analisou-se também a interseção entre educação formal, não-formal e informal, questionando essa separação, considerando a natureza fluida e a ubiquidade das tecnologias, que têm desafiado as fronteiras entre essas modalidades. O objetivo geral desta pesquisa é investigar como a prática pedagógica de Influenciadores Educacionais (IEs) que utilizam memes da internet como ferramentas pedagógicas pode contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da educação básica. Para atender este objetivo, adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico para explorar as práticas pedagógicas com memes da internet no Instagram (IG), por professores em espaços educativos e por IEs. Optou-se pela revisão de escopo para construir o referencial teórico e identificar práticas pedagógicas de professores em espaços educativos que utilizavam memes da internet no Instagram (IG). E adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar às práticas pedagógicas dos IEs no IG com memes da internet. A revisão de escopo corroborou para o entendimento de que na realidade das práticas pedagógicas de professores com memes no IG, os desafios encontrados reforçaram a necessidade de uma formação docente para o desenvolvimento de competências digitais; necessidade de uma infraestrutura de qualidade, porque para a escola estar na rede, ela precisa de rede; aponta para o uso do meme da internet como material didático; e alerta para os perigos do viés mercadológico na educação. A ATD corroborou para o levantamento de indicadores reflexivos que delineiam as características-chave para o perfil docente da cultura digital. Para a análise das práticas pedagógicas dos IEs no IG com memes da internet, utilizamos os princípios da docência interativa com o intuito de identificar as implicações pedagógicas dessa nova dinâmica da sociedade na educação. Em conclusão, este estudo defende a tese de que a complexa combinação entre os conceitos: inovação, adaptabilidade, abordagem centrada no aluno e mentalidade empreendedora são características-chave a serem desenvolvidos na formação de um perfil docente que está imerso em uma cultura digital.Abstract: This research addresses the transformation of digital culture, as the creation of the internet virtualized our ways of interacting with the world. In this context, the universe of internet memes was explored, from their origin to contemporary interpretations and their forms of propagation. From this, we arrived at the resizing of internet memes as multimodal didactic material for pedagogical practices, due to the transforming potential of the reading and writing learning process, which intrinsically connects with the real world of individuals. The intersection between formal, non-formal and informal education was also analyzed, questioning this separation, considering the fluid nature and ubiquity of technologies, which have challenged the boundaries between these intersections. The general objective of this research is to investigate how the pedagogical practice of Educational Influencers (IEs) who use internet memes as pedagogical tools can contribute to the improvement of the teaching-learning process in basic education. To meet this objective, a qualitative approach of a phenomenological nature was adopted to explore pedagogical practices with internet memes on Instagram (IG), by teachers in educational spaces and also by EI. We opted for the scope review to build the theoretical framework and identify pedagogical practices of teachers in educational spaces that used internet memes on Instagram (IG). And the Discursive Textual Analysis (ATD) was adopted to analyze the pedagogical practices of the IEs in the IG with internet memes. The scope review corroborated the understanding that in the reality of the pedagogical practices of teachers with memes on the IG, the challenges encountered reinforced the need for teacher training to develop digital skills; need for quality infrastructure, because for the school to be on the network, it needs a network; points to the use of internet memes as didactic material; and warns of the dangers of market bias in education. The ATD corroborated for the identification of reflexive indicators that delineate the key characteristics for the teaching profile of the digital culture. For the analysis of the pedagogical practices of the IEs on the IG with internet memes, we used the principles of interactive teaching in order to identify the pedagogical implications of this new dynamic of society in education. In conclusion, this study defends the thesis that the complex combination between the concepts: innovation, adaptability, student-centered approach and entrepreneurial mindset are key characteristics to be developed in training a teacher profile that is immersed in a digital culture.Ramos, Daniela KarineUniversidade Federal de Santa CatarinaSouto, Ingrid Nicola2023-12-08T23:31:43Z2023-12-08T23:31:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis296 p.| il., tabs.application/pdf385308https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252673porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-08T23:31:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252673Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-08T23:31:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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