ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRUB, Julian
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: NECKEL, Alcindo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221894
Resumo: Como compatibilizar projeto urbano e infra-estrutura considerando aspectos como baixo custo e menor impacto socio-ambiental em loteamentos de interesse social? As preocupações ambientais e ecológicas delimitam uma nova forma no processo projetual de loteamentos de baixo custo. Projetistas, urbanistas e planejadores atuantes na área ainda tem dificuldades de propor novos assentamentos entrelaçando as múltiplas perspectivas como expansão urbana, ausência de integração com a malha urbana, paisagens homogêneas, investigação do passivo ambiental do terreno, infraestrutura sub-utilizada entre outros aspectos, não encontrando soluções satisfatórias no processo projetual. O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre projeto urbano e sustentabilidade tendo como foco loteamentos urbanos. Através de um exemplo de projeto de loteamento, o artigo levanta a discussão sobre as principais condicionantes projetuais, considerando o mínimo de impacto no ecossistema natural da gleba, mantendo as condições naturais do relevo de forma a criar condições espontâneas de uso e ocupação, minimizando custos de infraestrutura e implantação. Infraestrutura, morfologia, recursos tecnológicos e as possibilidades das estratégias passivas considerando o menor impacto ambiental passa a ser imprescindível de modo a permitir uma melhor adaptação às novas condições de vida e às novas necessidades dentro do conceito de sustentabilidade.
id UFSC_eb26ea494f3a6946a29f60f26e257dfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/221894
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEISDesenho UrbanoSustentabilidade UrbanaAssentamento HumanoComo compatibilizar projeto urbano e infra-estrutura considerando aspectos como baixo custo e menor impacto socio-ambiental em loteamentos de interesse social? As preocupações ambientais e ecológicas delimitam uma nova forma no processo projetual de loteamentos de baixo custo. Projetistas, urbanistas e planejadores atuantes na área ainda tem dificuldades de propor novos assentamentos entrelaçando as múltiplas perspectivas como expansão urbana, ausência de integração com a malha urbana, paisagens homogêneas, investigação do passivo ambiental do terreno, infraestrutura sub-utilizada entre outros aspectos, não encontrando soluções satisfatórias no processo projetual. O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre projeto urbano e sustentabilidade tendo como foco loteamentos urbanos. Através de um exemplo de projeto de loteamento, o artigo levanta a discussão sobre as principais condicionantes projetuais, considerando o mínimo de impacto no ecossistema natural da gleba, mantendo as condições naturais do relevo de forma a criar condições espontâneas de uso e ocupação, minimizando custos de infraestrutura e implantação. Infraestrutura, morfologia, recursos tecnológicos e as possibilidades das estratégias passivas considerando o menor impacto ambiental passa a ser imprescindível de modo a permitir uma melhor adaptação às novas condições de vida e às novas necessidades dentro do conceito de sustentabilidade.UFSC/VIRTUHAB2021-04-09T18:35:50Z2021-04-09T18:35:50Z2009-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221894GRUB, JulianNECKEL, Alcindoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-09T18:35:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/221894Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-09T18:35:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
title ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
spellingShingle ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
GRUB, Julian
Desenho Urbano
Sustentabilidade Urbana
Assentamento Humano
title_short ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
title_full ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
title_fullStr ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
title_sort ESTRATÉGIAS PROJETUAIS DE LOTEAMENTOS HABITACIONAIS DE BAIXO CUSTO: ASPECTOS SUSTENTÁVEIS
author GRUB, Julian
author_facet GRUB, Julian
NECKEL, Alcindo
author_role author
author2 NECKEL, Alcindo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRUB, Julian
NECKEL, Alcindo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Urbano
Sustentabilidade Urbana
Assentamento Humano
topic Desenho Urbano
Sustentabilidade Urbana
Assentamento Humano
description Como compatibilizar projeto urbano e infra-estrutura considerando aspectos como baixo custo e menor impacto socio-ambiental em loteamentos de interesse social? As preocupações ambientais e ecológicas delimitam uma nova forma no processo projetual de loteamentos de baixo custo. Projetistas, urbanistas e planejadores atuantes na área ainda tem dificuldades de propor novos assentamentos entrelaçando as múltiplas perspectivas como expansão urbana, ausência de integração com a malha urbana, paisagens homogêneas, investigação do passivo ambiental do terreno, infraestrutura sub-utilizada entre outros aspectos, não encontrando soluções satisfatórias no processo projetual. O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre projeto urbano e sustentabilidade tendo como foco loteamentos urbanos. Através de um exemplo de projeto de loteamento, o artigo levanta a discussão sobre as principais condicionantes projetuais, considerando o mínimo de impacto no ecossistema natural da gleba, mantendo as condições naturais do relevo de forma a criar condições espontâneas de uso e ocupação, minimizando custos de infraestrutura e implantação. Infraestrutura, morfologia, recursos tecnológicos e as possibilidades das estratégias passivas considerando o menor impacto ambiental passa a ser imprescindível de modo a permitir uma melhor adaptação às novas condições de vida e às novas necessidades dentro do conceito de sustentabilidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-15
2021-04-09T18:35:50Z
2021-04-09T18:35:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221894
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/221894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652291004170240