UNIVERSIDADE “TOP10”: DESAFIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA A ÓTICA DA INTERNACIONALIZAÇÃO
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135878 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de avaliar a influência dos rankings da educação superior na visibilidade das universidades brasileiras, pela ótica da internacionalização. O método de amostragem utilizado foi não probabilístico, por julgamento. Foram escolhidas as universidades brasileiras que ocupam os dez primeiros lugares gerais no Ranking Universitário Folha (RUF) 2014. Foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em publicações nacionais e internacionais, com o objetivo de: a) analisar as ações de fomento à internacionalização planejadas nos PDIs das universidades que compõem a amostra, b) analisar as ações executadas de fomento à internacionalização das universidades brasileiras que compõem a amostra; e, c) analisar o posicionamento das universidades brasileiras que compõem a amostra no The Times Higher Education World University Ranking 2014 e compará-las às universidades “TOP10” internacionais, de acordo com os indicadores de nota geral e internacionalização. Ao final deste artigo será possível identificar algumas ações necessárias para melhorar a visibilidade nacional e internacional das universidades brasileiras, no que diz respeito ao processo de internacionalização. |
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UNIVERSIDADE “TOP10”: DESAFIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PELA A ÓTICA DA INTERNACIONALIZAÇÃOEste artigo tem o objetivo de avaliar a influência dos rankings da educação superior na visibilidade das universidades brasileiras, pela ótica da internacionalização. O método de amostragem utilizado foi não probabilístico, por julgamento. Foram escolhidas as universidades brasileiras que ocupam os dez primeiros lugares gerais no Ranking Universitário Folha (RUF) 2014. Foi realizado um levantamento bibliográfico e documental em publicações nacionais e internacionais, com o objetivo de: a) analisar as ações de fomento à internacionalização planejadas nos PDIs das universidades que compõem a amostra, b) analisar as ações executadas de fomento à internacionalização das universidades brasileiras que compõem a amostra; e, c) analisar o posicionamento das universidades brasileiras que compõem a amostra no The Times Higher Education World University Ranking 2014 e compará-las às universidades “TOP10” internacionais, de acordo com os indicadores de nota geral e internacionalização. Ao final deste artigo será possível identificar algumas ações necessárias para melhorar a visibilidade nacional e internacional das universidades brasileiras, no que diz respeito ao processo de internacionalização.INPEAU/UFSC2015-10-29T12:05:49Z2015-10-29T12:05:49Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135878BOAL, HELENA MARIA CHAVESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T12:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135878Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T12:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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