A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Luiz Alfredo
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Silveira, Maria da Graça Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26082
Resumo: A preocupação principal deste artigo é mostrar o surgimento de um novo mercado competitivo no desenvolvimento estratégico do mercado educacional e a evolução do seu significado dentro das Instituições de Ensino Superior. As transformações no mercado competitivo como conseqüência dos investimentos em tecnologia da informação tem ocasionado momentos de discussões e debates sobre a Universidade enquanto organização, sua estrutura, sua razão de ser, seu produto e seu futuro. Contraditoriamente, este mesmo avanço científico e tecnológico, submetido aos interesses de uma minoria, tende a afastar a Universidade de sua missão básica, que é a produção e disseminação do conhecimento no contexto social. Em vista disso, a instituição Universitária passa a ser criticada pelo seu isolamento e, consequentemente, pela sua incapacidade de acompanhar e atender às demandas provenientes da sociedade que a mantém. Diante destas mudanças, a Universidade transformou-se em um verdadeiro “Fórum de Debates”. Nele, discute-se sobre os objetivos das Universidades, suas vocações regionais, sua estrutura acadêmica-administrativa, sistema de acesso, gratuidade de ensino, linha de pesquisa, qualidade do ensino, organização jurídica, qualificação docente, política salarial, adequação do produto das Universidades e às necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional.
id UFSC_ec1fb762b02b636e889270ffbe68ac55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26082
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVOA preocupação principal deste artigo é mostrar o surgimento de um novo mercado competitivo no desenvolvimento estratégico do mercado educacional e a evolução do seu significado dentro das Instituições de Ensino Superior. As transformações no mercado competitivo como conseqüência dos investimentos em tecnologia da informação tem ocasionado momentos de discussões e debates sobre a Universidade enquanto organização, sua estrutura, sua razão de ser, seu produto e seu futuro. Contraditoriamente, este mesmo avanço científico e tecnológico, submetido aos interesses de uma minoria, tende a afastar a Universidade de sua missão básica, que é a produção e disseminação do conhecimento no contexto social. Em vista disso, a instituição Universitária passa a ser criticada pelo seu isolamento e, consequentemente, pela sua incapacidade de acompanhar e atender às demandas provenientes da sociedade que a mantém. Diante destas mudanças, a Universidade transformou-se em um verdadeiro “Fórum de Debates”. Nele, discute-se sobre os objetivos das Universidades, suas vocações regionais, sua estrutura acadêmica-administrativa, sistema de acesso, gratuidade de ensino, linha de pesquisa, qualidade do ensino, organização jurídica, qualificação docente, política salarial, adequação do produto das Universidades e às necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional.INPEAU2012-09-19T20:45:49Z2012-09-19T20:45:49Z2001-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26082Silveira, Luiz AlfredoSilveira, Maria da Graça Tavaresporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26082Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
title A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
spellingShingle A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
Silveira, Luiz Alfredo
title_short A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
title_full A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
title_fullStr A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
title_full_unstemmed A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
title_sort A UNIVERSIDADE E A REALIDADE DO MERCADO COMPETITIVO
author Silveira, Luiz Alfredo
author_facet Silveira, Luiz Alfredo
Silveira, Maria da Graça Tavares
author_role author
author2 Silveira, Maria da Graça Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Luiz Alfredo
Silveira, Maria da Graça Tavares
description A preocupação principal deste artigo é mostrar o surgimento de um novo mercado competitivo no desenvolvimento estratégico do mercado educacional e a evolução do seu significado dentro das Instituições de Ensino Superior. As transformações no mercado competitivo como conseqüência dos investimentos em tecnologia da informação tem ocasionado momentos de discussões e debates sobre a Universidade enquanto organização, sua estrutura, sua razão de ser, seu produto e seu futuro. Contraditoriamente, este mesmo avanço científico e tecnológico, submetido aos interesses de uma minoria, tende a afastar a Universidade de sua missão básica, que é a produção e disseminação do conhecimento no contexto social. Em vista disso, a instituição Universitária passa a ser criticada pelo seu isolamento e, consequentemente, pela sua incapacidade de acompanhar e atender às demandas provenientes da sociedade que a mantém. Diante destas mudanças, a Universidade transformou-se em um verdadeiro “Fórum de Debates”. Nele, discute-se sobre os objetivos das Universidades, suas vocações regionais, sua estrutura acadêmica-administrativa, sistema de acesso, gratuidade de ensino, linha de pesquisa, qualidade do ensino, organização jurídica, qualificação docente, política salarial, adequação do produto das Universidades e às necessidades do mercado de trabalho local, regional e nacional.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-08
2012-09-19T20:45:49Z
2012-09-19T20:45:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26082
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652266043867136