A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Relicler Pardim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244633
Resumo: Pardim Gouveia, Relicler A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes / Relicler Pardim Gouveia – São Paulo, 2023. – 166f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Modern mathematics in the training of teachers at the municipal secretariat of São Paulo (SMSP), 1960-1970: processes and dynamics for the constitution of new knowledge. 1. Matemática Moderna. 2. Ensino Primário. 3. Saberes Matemáticos. 4. Formação de Professores. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título
id UFSC_ec3cda7dc941b49523b0294c6c8d2174
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244633
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberesMatemática ModernaEnsino PrimárioSaberes MatemáticosFormação de ProfessoresPardim Gouveia, Relicler A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes / Relicler Pardim Gouveia – São Paulo, 2023. – 166f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Modern mathematics in the training of teachers at the municipal secretariat of São Paulo (SMSP), 1960-1970: processes and dynamics for the constitution of new knowledge. 1. Matemática Moderna. 2. Ensino Primário. 3. Saberes Matemáticos. 4. Formação de Professores. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. TítuloEste estudo tem como objetivo fazer uma incursão na história da educação matemática, por meio de um exame dos saberes matemáticos considerados como elementos do saber profissional do professor que ensina matemática nos primeiros anos do ensino primário em tempo do Movimento da Matemática Moderna – MMM no âmbito da SMSP. A escrita do texto norteia-se pela seguinte questão: que processos e dinâmicas estiveram presentes na formação de professores em tempos da Matemática Moderna dados pelos documentos da Secretaria Municipal de São Paulo, no período de 1960 – 1970? Para respondê-la, foram analisados documentos elaborados pela Prefeitura Municipal de São Paulo – PMSP e destinados à formação de professores do município; documentos orientadores da formação de professores, elaborados por organismos oficiais da Secretaria Municipal de São Paulo – SMSP; livro didático; manual pedagógico. Como referências teórico-metodológicas da pesquisa, mobilizam-se conceitos advindos da História, De Certeau (2011); da História Cultural, Chartier (1990), com termos representação e apropriação; da sócio-história, em especial os conceitos de “saber a ensinar” e “saber para ensinar” constructos teóricos elaborados por Hofstetter e Schneuwly (2017) e da História da Educação Matemática, estudos mais próximos do tema da pesquisa, como os de Bertini, Morais e Valente (2017), com o uso de conceitos como matemática a ensinar e matemática para ensinar. As análises evidenciam que a SMSP adotou o caminho de divulgar e formar os professores, utilizando-se de materiais acessíveis, e que pudessem lhes auxiliar. Dentre os recursos materiais utilizados, destacam-se: flanelógrafo, cartaz de pregas, materiais manipulativos, desenhos na lousa, situações do dia a dia e da utilização de objetos como dispositivos para um ensino intuitivo de modo a tornar a matemática mais significativa. As análises dos documentos levam a entender que a “matemática moderna”, presente tanto nas normativas elaboradas pela SMSP, quanto nos manuais e livros didáticos, deveria ser entendida como uma apropriação do que se propagava com o MMM. As formas, os métodos, o modo de graduação, a sequência, os materiais são multiformes, característicos de um período de transição. Diante isso, constata-se que se estruturou durante as décadas de 1960 e 1970 uma matemática moderna para ensinar, no município de São Paulo, tendo em conta os processos e as dinâmicas de elaboração dessa matemática, as ações dos especialistas da PMSP e a interlocução com as práticas dos professores a quem a documentação orientadora do ensino era destinada.Valente, Wagner RodriguesGouveia, Relicler Pardim2023-02-24T14:06:32Z2023-02-24T14:06:32Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPARDIM GOUVEIA, Relicler. A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes. 166f. 2023. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244633porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T14:07:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244633Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-24T14:07:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
title A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
spellingShingle A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
Gouveia, Relicler Pardim
Matemática Moderna
Ensino Primário
Saberes Matemáticos
Formação de Professores
title_short A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
title_full A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
title_fullStr A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
title_full_unstemmed A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
title_sort A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes
author Gouveia, Relicler Pardim
author_facet Gouveia, Relicler Pardim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Relicler Pardim
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática Moderna
Ensino Primário
Saberes Matemáticos
Formação de Professores
topic Matemática Moderna
Ensino Primário
Saberes Matemáticos
Formação de Professores
description Pardim Gouveia, Relicler A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes / Relicler Pardim Gouveia – São Paulo, 2023. – 166f. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Orientador: Wagner Rodrigues Valente. Título em inglês: Modern mathematics in the training of teachers at the municipal secretariat of São Paulo (SMSP), 1960-1970: processes and dynamics for the constitution of new knowledge. 1. Matemática Moderna. 2. Ensino Primário. 3. Saberes Matemáticos. 4. Formação de Professores. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-24T14:06:32Z
2023-02-24T14:06:32Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PARDIM GOUVEIA, Relicler. A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes. 166f. 2023. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244633
identifier_str_mv PARDIM GOUVEIA, Relicler. A matemática moderna na formação de professores da secretaria municipal de São Paulo (SMSP), 1960-1970: processos e dinâmicas de constituição de novos saberes. 166f. 2023. Tese (Doutorado em Ciências). – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652297762242560