Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milaré, Tathiane
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91456
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_ec7911925793caafda45d58e6e9da139
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91456
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadãoEducaçãoEducação científica e tecnológicaEnsino fundamentalEstudo e ensinoCienciasQuimicaEstudo e ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaO foco deste trabalho é o Ensino de Ciências da oitava série do Ensino Fundamental, com ênfase nos conteúdos de Química trabalhados. São apresentados os direcionamentos propostos em documentos oficiais nacionais e estaduais de Santa Catarina e de São Paulo para esta série. São destacados, também, os principais pontos de trabalhos desenvolvidos nesta série, em busca de um delineamento das principais tendências da área. Os livros didáticos de Ciências, indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2005, foram analisados com a finalidade de se levantar os conteúdos químicos indicados para esta fase do ensino. A forma de apresentação destes conteúdos também foi considerada. Em contrapartida, buscou-se conhecer as características da prática em sala de aula por meio de entrevistas com professores de Ciências de turmas de oitava série de escolas públicas de Florianópolis,SC, e Araraquara,SP. Verificou-se que as tendências dos documentos oficiais e das pesquisas acadêmicas apontam para a interdisciplinaridade, abordagem temática e formação da cidadania, enquanto que a prática em sala de aula é influenciada pelos livros didáticos e tende a um ensino disciplinar, em que o ano letivo é dividido, principalmente, entre Química e Física. Como uma possível contribuição para amenizar os problemas encontrados neste contexto, foi desenvolvida uma proposta de ensino baseada nos pressupostos da Alfabetização Científica e Tecnológica. Para ilustrar de maneira mais prática a proposta de ensino, considerando as características das regiões das escolas consultadas, foram utilizados três temas: o Leite, o Mar e a Cana-de-açúcar. A proposta de ensino foi avaliada por professores de Ciências através de questionários.Florianópolis, SCAlves Filho, Jose de PinhoUniversidade Federal de Santa CatarinaMilaré, Tathiane2012-10-23T23:06:54Z2012-10-23T23:06:54Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis211 f.| il.application/pdf259186http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91456porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T06:18:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91456Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T06:18:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
title Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
spellingShingle Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
Milaré, Tathiane
Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino fundamental
Estudo e ensino
Ciencias
Quimica
Estudo e ensino
title_short Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
title_full Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
title_fullStr Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
title_full_unstemmed Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
title_sort Ciências na 8ª série: da química disciplinar à química do cidadão
author Milaré, Tathiane
author_facet Milaré, Tathiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves Filho, Jose de Pinho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Milaré, Tathiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino fundamental
Estudo e ensino
Ciencias
Quimica
Estudo e ensino
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Ensino fundamental
Estudo e ensino
Ciencias
Quimica
Estudo e ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T23:06:54Z
2012-10-23T23:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 259186
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91456
identifier_str_mv 259186
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652176596140032