GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923 |
Resumo: | O presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva. |
id |
UFSC_eca826690665bb8b832f46c0ed57f1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135923 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃOO presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva.INPEAU/UFSC2015-10-29T13:57:21Z2015-10-29T13:57:21Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVAMATOS, ROSÂNGELA DA LUZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T13:57:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T13:57:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
title |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
spellingShingle |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA |
title_short |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
title_full |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
title_fullStr |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
title_full_unstemmed |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
title_sort |
GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO |
author |
FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA |
author_facet |
FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ |
author_role |
author |
author2 |
MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ |
description |
O presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-29T13:57:21Z 2015-10-29T13:57:21Z 2015-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-01-1 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-01-1 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652407940317184 |