GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923
Resumo: O presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva.
id UFSC_eca826690665bb8b832f46c0ed57f1d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135923
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃOO presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva.INPEAU/UFSC2015-10-29T13:57:21Z2015-10-29T13:57:21Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVAMATOS, ROSÂNGELA DA LUZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-29T13:57:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135923Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-29T13:57:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
title GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
spellingShingle GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA
title_short GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
title_full GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
title_fullStr GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
title_full_unstemmed GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
title_sort GESTÃO EDUCACIONAL E AS RELAÇÕES ENTRE POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE E INDICADORES DE EVASÃO
author FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA
author_facet FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA
MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ
author_role author
author2 MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANCO, MARIA OLÍVIA BERBERT DA SILVA
MATOS, ROSÂNGELA DA LUZ
description O presente resumo é parte de um projeto de pesquisa em andamento e visa refletir sobre a gestão educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus Ilhéus, Bahia. Trata-se de um estudo de caso em fase inicial que se propõe a apontar as relações entre a política de formação continuada dos docentes técnicos do Instituto e os indicadores institucionais de evasão e repetência. A reflexão apresentada parte da análise documental e aponta a relevância da gestão escolar na construção de espaços e tempos que garantam o processo de formação continuada de professores e atuação dos mesmos sobre os desafios da própria escola, especificamente sobre o índice de evasão e repetência escolar. Por fim, reflete-se sobre a constituição da escola como uma instituição que aprende e constrói-se continuamente, a partir de uma ação coletiva e de uma prática reflexiva.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-29T13:57:21Z
2015-10-29T13:57:21Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652407940317184