O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_ecb71c11d7e3231a3aa4ca416338d5fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79819 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O uso do computador em sala de aula: a visão do alunoTecnologia educacionalInovações educacionaisInformaticaEducaçãoEngenharia de produçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O avanço das tecnologias de comunicação e informação e sua rápida disseminação, em especial da Informática, tem feito com que elas ganhem espaço em todas as áreas da sociedade. Estamos em um momento de transição para a sociedade do conhecimento, baseada no bussiness da informação, onde o conhecimento e os processos que levam a ele, estão em destaque, pedindo um a nova postura dos profissionais em geral. Esta nova sociedade demanda um novo tipo de escola, que forme um aluno crítico, com capacidade de trabalhar em equipe, assumir responsabilidades e compreender o que faz, não sendo apenas um executor das tarefas que faz. Surge a necessidade de uma revisão do sistema educativo vigente, baseada na criação de ambientes de aprendizagem nos quais o aluno realiza atividades e constrói o seu conhecimento, que o leve a compreender o que faz no lugar de repetir tarefas mecanicamente. Estas novas demandas sociais estão repercutindo na escola e gerando uma série de mudanças, seja na própria estrutura da escola, seja nos papéis de professores e alunos. Um dos principais motivos desta transformação é a introdução do computador como ferramenta auxiliar do processo ensino-aprendizagem, que traz profundas modificações no sistema educativo e na dinâmica de sala de aula. Esta ferramenta, e sua eficácia no processo educacional, vem sendo constantemente discutida nos últimos anos, quase sempre sobre o ponto de vista de pedagogos, professores e técnicos. Neste trabalho, vamos ouvir o aluno e sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula, a fim de avaliar como tem sido o uso dele como ferramenta de aprendizagem, de tentar solucionar as possíveis falhas do seu uso e subsidiar novos estudos na área.Florianópolis, SCRosa, Silvana BernardesUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Valéria Lanna de Castro2012-10-18T07:48:45Z2012-10-18T07:48:45Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis114 f.| il., tabs., grafs.application/pdf187961http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T20:05:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79819Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T20:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
title |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
spellingShingle |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno Santos, Valéria Lanna de Castro Tecnologia educacional Inovações educacionais Informatica Educação Engenharia de produção |
title_short |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
title_full |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
title_fullStr |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
title_full_unstemmed |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
title_sort |
O uso do computador em sala de aula: a visão do aluno |
author |
Santos, Valéria Lanna de Castro |
author_facet |
Santos, Valéria Lanna de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Silvana Bernardes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Valéria Lanna de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Informatica Educação Engenharia de produção |
topic |
Tecnologia educacional Inovações educacionais Informatica Educação Engenharia de produção |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-18T07:48:45Z 2012-10-18T07:48:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
187961 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819 |
identifier_str_mv |
187961 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652198706413568 |