Terceiro setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80009 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaPanceri, ReginaBarros, Nelci Moreira de2012-10-18T09:35:11Z2012-10-18T09:35:11Z20012001183386http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80009Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente estudo privilegia as questões pertinentes às competências essenciais dos gestores de organizações do terceiro setor, mais especificamente da Irmandade do Divino Espírito Santo - IDES/PROMENOR. O tema das competências essenciais, bem como do terceiro setor, é relevante em nossos dias. Numa era de intensas transformações, de mudanças de paradigmas, administrar de forma criativa, gerenciar as mudanças e liderar equipes são desafios para todos os gestores e empreendedores e, em especial, para os gestores de organizações sem fins lucrativos. As competências essenciais referem-se às estratégicas, únicas e distintivas, a partir das quais se identifica um diferencial. Neste estudo, parte-se da compreensão, de que as competências são compostas por três dimensões a saber: conhecimentos (informações, procedimentos, fatos e conceitos), habilidades (capacidades, técnicas, talentos, saber fazer) e atitudes (valores, princípios, pontos de vista, opiniões, percepções, comportamento, saber ser). A tese trata desse tema ao discutir a ascensão e a dificuldade de definição do terceiro setor associada à identificação de competências essenciais dos gestores de tais organizações, tendo em vista a falta, nesta área, de referencial específico sobre o assunto. Para o desenvolvimento do tema, além do referencial teórico utilizado, realizou-se um estudo de caso, de tipo exploratório, descritivo e qualitativo, integrado por uma pesquisa documental da organização estudada e uma pesquisa de campo, utilizando a técnica de Focus Group e METAPLAN, junto a um grupo de gestores (diretores e coordenadores) e de funcionários da referida instituição, bem como entrevistas semi-estruturadas junto aos parceiros considerados mais representativos da IDES/PROMENOR, com o intuito de identificar as competências essenciais dos gestores desta organização do terceiro setor, a partir da visão dos próprios gestores, dos funcionários e dos parceiros. O resultado e a análise compõem o referido estudo.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoOrganizações não-governamentaisCompetencia(Autoridade legal)Terceiro setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL183386.pdfapplication/pdf1108330https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80009/1/183386.pdf300503cf3b981dbdb497b6d4ad5d2800MD51TEXT183386.pdf.txt183386.pdf.txtExtracted texttext/plain693165https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80009/2/183386.pdf.txt8b99bce3f6bdc2c850400273b2edf127MD52123456789/800092014-01-12 00:36:59.665oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80009Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:36:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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