Sistemas de transmissão com embreagem convencional e dupla: um comparativo técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weller, Lucas Kienen
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191862
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
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spelling Sistemas de transmissão com embreagem convencional e dupla: um comparativo técnicoDupla EmbreagemEmbreagem ConvencionalTransmissãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.A busca por maior eficiência e rendimento é, e sempre será, muito importante no meio automotivo. Um sistema que ao longo da história sofreu inovações e evoluções é a caixa de câmbio, cuja função é transmitir o torque disponível no motor ao sistema de transmissão, possibilitando, assim, o movimento do carro em diferentes situações. Uma marcante inovação é o uso da dupla embreagem. Utilizando-se de dois discos, um sendo responsável por acionar as marchas pares (2ª ,4ª ,6ª ...) e a ré, enquanto o outro é responsável pelas ímpares (1ª, 3ª, 5ª ...), a dupla embreagem possibilita uma troca entre marchas de forma mais rápida devido a embreagem seguinte estar sempre pré-acionada. Dessa maneira, a força trativa gerada não é interrompida, como acontece em sistemas de embreagem simples. O presente trabalho apresenta os sistemas de transmissão que utilizam embreagem convencional, de disco simples e dupla embreagem, utilizados na indústria automotiva. Por meio de análise de dados técnicos e revisão bibliográfica, esses sistemas serão comparados, apresentando suas diferenças, vantagens e desvantagens. Foi desenvolvido um memorial de cálculo para embreagens convencionais e aplicado em um estudo de caso. Com os dados do automóvel, Volkswagen Golf DSG, como torque, potência do motor e as relações de transmissão, foi comparado o desempenho em aceleração entre os dois sistemas. Por meio destas análises foi possível mostrar os ganhos com o uso da dupla embreagem perante a embreagem convencional.The search for greater efficiency and productivity is, and will always be, very important in the automotive world. A system that throughout history has suffered innovations and evolutions is the gearbox, whose function is to transmit the available torque in the engine to the transmission system, allowing the car to move in different situations. A remarkable innovation is the use of the double clutch. By using two clucthes, one being responsible for operating the even gears (2nd, 4th, 6th ...) and the reverse, while the other is responsible for the odd gears (1st, 3rd, 5th ...), the double clutch makes possible a faster shift between gears once the next clutch is always pre-engaged. In this way, the traction force generated is not interrupted, as it happens with conventional clutch systems. The present work presents the transmission systems that use conventional clutch, single and double clutches, in the automotive industry. Through data analysis and bibliographic review, these systems will be compared, presenting their differences, advantages and disadvantages. A memorial of calculation was developed for conventional clutches, and applied in a case study. With the automobile data, Volkswagen Golf DSG, such as torque, engine power and gear ratios, the acceleration performance between the two systems was compared. With these analyzes it was possible to show the gains with the use of the double clutch compared to the conventional clutch.Joinville, SCRabelo, Marcos AlvesUniversidade Federal de Santa CatarinaWeller, Lucas Kienen2018-12-05T11:25:02Z2018-12-05T11:25:02Z2018-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191862porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-09T20:30:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191862Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T20:30:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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