Evidenciação ambiental em websites corporativos : um estudo em empresas do Brasil e dos Estados Unidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portella, Anastácia Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179781
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017
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spelling Evidenciação ambiental em websites corporativos : um estudo em empresas do Brasil e dos Estados Unidos ContabilidadeSites da WebEmpresasBrasilEstados UnidosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017O objetivo geral do estudo é explicar a extensão da evidenciação ambiental em websites corporativos de empresas sediadas no Brasil e nos Estados Unidos por meio de características corporativas. Para tal foi construído um Indicador de Evidenciação Ambiental (IEA). A opção de usar dois grupos de empresas, justifica-se pela possibilidade de averiguar se empresas localizadas em diferentes países, em estágios de desenvolvimento diferentes e ambientes regulatórios distintos, apresentam níveis diferenciados de evidenciação ambiental. Quanto a escolha de investigar websites corporativos está respaldada no fato de ser um meio de comunicação amplamente utilizado pelas empresas para divulgar informações de cunho ambiental. Para tal foram investigados 117 websites corporativos, 60 de empresas dos Estados Unidos que estão presentes no ranking da Fortune 500 e 57 de empresas brasileiras elencadas entre as empresas do Melhores & Maiores Exame e do Ibovespa. As hipóteses formuladas testam se as variáveis desempenho ambiental, tamanho, rentabilidade, endividamento, setor e país estão relacionadas a evidenciação ambiental em website corporativo. Entre os resultados e conclusões estão que as empresas dos Estados Unidos, em seus websites, evidenciam mais informações do quadro do conteúdo de evidenciação ambiental do que as empresas brasileiras. Quando a evidenciação não era análoga, as empresas estadunidenses se destacaram, exceto pela subcategoria de áreas protegidas onde se verificou uma maior divulgação por parte das empresas brasileiras. Em média as empresas dos Estados Unidos apresentam maiores IEAs (21,13) comparados as empresas brasileiras (15,37). Por sua vez, o modelo estatístico de regressão múltipla sugerido apontou que as variáveis tamanho da organização, setor e país de origem da empresa explicam a evidenciação ambiental em website corporativo. Enquanto as variáveis rentabilidade e endividamento não se mostraram significantes no modelo. A variável desempenho ambiental se mostrou significante, no entanto, ao contrário do que se esperava a luz da teoria da legitimidade, vez que se aguardava uma relação negativa entre evidenciação ambiental e desempenho ambiental.Abstract: The aim of the study is to explain the extension of environmental disclosure on corporate websites of companies in Brazil and the United States through corporate characteristics. An Environmental Disclosure Index (IEA) was created for this purpose. The option of using two groups of companies is justified by the possibility of ascertaining if the companies located in different countries, in different stages of development and regulatory environments, present different levels of environmental disclosure. As the choice of investigating corporate websites is related to the fact that is a media widely used for companies to share information of environmental character. Therefore, 117 corporate websites were investigated, 60 of United States companies that are present in Fortune 500 ranking and 57 of Brazilian companies ranked among the companies of the "Melhores & Maiores Exame" and Ibovespa. Hypotheses were formulated to test if the variables as environmental performance, size, profitability, debt, industry and country are related to the environmental disclosure on corporate websites. Among the results and conclusions, it was noticed a greater extent of disclosure by the companies of the United States in comparison to the disclosure of the Brazilian corporate websites. When the disclosure is not analogous, the US companies stood out, except for the subcategory of "protected areas" where was verified a greater disclosure by the Brazilian companies. On average, companies in the United States present higher IEAs (21,13) compared to the Brazilian companies (15,37). The suggested multiple regression statistical model indicated that size, industry type and country of origin of the company variables explain the environmental disclosure on a corporate website. While the profitability and indebtedness variables were not significant in the model. The environmental performance variable proved to be significant, however, contrary to what was expected from the theory of legitimacy, once a negative relation between environmental disclosure and environmental performance is expected.Borba, José AlonsoUniversidade Federal de Santa CatarinaPortella, Anastácia Rosa2017-09-26T04:17:40Z2017-09-26T04:17:40Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 p.| il., grafs., tabs.application/pdf348095https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179781porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-26T04:17:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-26T04:17:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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