POLÍTICAS DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA A MAIS PARA EDUCAÇÃO?
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131361 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade apresentar uma introdução à recente discussão sobre políticas de ação afirmativa e sistemas de cotas na Universidade Federal de Sergipe - UFS. A forma como foi implantado o Programa de Ações Afirmativas – PAAF na UFS, o modo que as cotas foram implementadas, os grupos beneficiados e diferentes definições dadas são alguns dos aspectos abordados. Em outro momento, discutiu-se a questão da mobilidade social, características e o reconhecimento desse grupo perante a sociedade; e ainda alguns pontos polêmicos sobre a constitucionalidade das cotas, o sistema de cotas raciais da UFS, quais seriam as políticas sociais mais eficazes diante dos interesses que estão em debate. Concluiu-se que não serão estas políticas afirmativas, mas sim uma melhor qualidade na educação de base da rede pública, que irá garantir o ingresso a todos ao ensino superior. |
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POLÍTICAS DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: UMA SOLUÇÃO OU UM PROBLEMA A MAIS PARA EDUCAÇÃO?Programa de ações Afirmativas; Mobilidade Social; Sistema de Cotas; Ensino Superior.Este artigo tem por finalidade apresentar uma introdução à recente discussão sobre políticas de ação afirmativa e sistemas de cotas na Universidade Federal de Sergipe - UFS. A forma como foi implantado o Programa de Ações Afirmativas – PAAF na UFS, o modo que as cotas foram implementadas, os grupos beneficiados e diferentes definições dadas são alguns dos aspectos abordados. Em outro momento, discutiu-se a questão da mobilidade social, características e o reconhecimento desse grupo perante a sociedade; e ainda alguns pontos polêmicos sobre a constitucionalidade das cotas, o sistema de cotas raciais da UFS, quais seriam as políticas sociais mais eficazes diante dos interesses que estão em debate. Concluiu-se que não serão estas políticas afirmativas, mas sim uma melhor qualidade na educação de base da rede pública, que irá garantir o ingresso a todos ao ensino superior.INPEAU2015-04-01T13:50:36Z2015-04-01T13:50:36Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131361Ferreira, Phillipe FariasBarbosa, Aline Maria Rosaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T13:50:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131361Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-01T13:50:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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