Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
id |
UFSC_ed323bd8ecf7f14b6110b9256dfa56d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78805 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamentalEducaçãoEstudo e ensinoArtePercepção visualEstéticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Na medida em que o ser humano encontrou o caminho do conhecimento, passou a criar através do sensível e do racional para satisfazer necessidades espirituais e materiais de acordo com o tempo e o espaço. Isto leva a questionar: quais os conhecimentos necessários a nossa época? Sob esta ótica, fundamentada em pesquisa e experiência pessoal e profissional, elaborou-se a afirmativa: a Construção do Olhar Estético-Crítico do Professor do Ensino Fundamental é um dos conhecimentos necessários à contemporaneidade. O olhar sensível e cognitivo para o 'mundo' possibilita a formação do professor estético e ético que, voltado para os contextos sociais, pode levar à formação da consciência estético-crítica. Nessa perspectiva, o sujeito pode contribuir para romper os obstáculos das desigualdades sociais. Os contextos vivenciais são espaços de significações, 'cenários' adequados para a construção do olhar. O indivíduo, a paisagem natural e cultural, o mundo em que habitamos são imagens construídas pelos elementos da linguagem visual: linha, forma, textura, cor, luz, volume, que, articulados, dão forma aos conteúdos. Interpretá-los possibilita apreensão e compreensão do nosso tempo. Com o objetivo de investigar a construção do olhar estético-crítico, foi elaborada e sistematizada a Proposta Pedagógica, aplicada através da modalidade pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul, realizada em dezembro de 1999.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Neide Pelaez de2012-10-17T19:35:00Z2012-10-17T19:35:00Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 173 f.| il. +application/pdf174482http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78805Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
title |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
spellingShingle |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental Campos, Neide Pelaez de Educação Estudo e ensino Arte Percepção visual Estética |
title_short |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
title_full |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
title_fullStr |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
title_sort |
Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental |
author |
Campos, Neide Pelaez de |
author_facet |
Campos, Neide Pelaez de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Neide Pelaez de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Estudo e ensino Arte Percepção visual Estética |
topic |
Educação Estudo e ensino Arte Percepção visual Estética |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000 2012-10-17T19:35:00Z 2012-10-17T19:35:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
174482 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805 |
identifier_str_mv |
174482 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
x, 173 f.| il. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204640305152 |