Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Neide Pelaez de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_ed323bd8ecf7f14b6110b9256dfa56d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78805
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamentalEducaçãoEstudo e ensinoArtePercepção visualEstéticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.Na medida em que o ser humano encontrou o caminho do conhecimento, passou a criar através do sensível e do racional para satisfazer necessidades espirituais e materiais de acordo com o tempo e o espaço. Isto leva a questionar: quais os conhecimentos necessários a nossa época? Sob esta ótica, fundamentada em pesquisa e experiência pessoal e profissional, elaborou-se a afirmativa: a Construção do Olhar Estético-Crítico do Professor do Ensino Fundamental é um dos conhecimentos necessários à contemporaneidade. O olhar sensível e cognitivo para o 'mundo' possibilita a formação do professor estético e ético que, voltado para os contextos sociais, pode levar à formação da consciência estético-crítica. Nessa perspectiva, o sujeito pode contribuir para romper os obstáculos das desigualdades sociais. Os contextos vivenciais são espaços de significações, 'cenários' adequados para a construção do olhar. O indivíduo, a paisagem natural e cultural, o mundo em que habitamos são imagens construídas pelos elementos da linguagem visual: linha, forma, textura, cor, luz, volume, que, articulados, dão forma aos conteúdos. Interpretá-los possibilita apreensão e compreensão do nosso tempo. Com o objetivo de investigar a construção do olhar estético-crítico, foi elaborada e sistematizada a Proposta Pedagógica, aplicada através da modalidade pesquisa-ação, tendo como sujeitos de pesquisa professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Ijuí no Estado do Rio Grande do Sul, realizada em dezembro de 1999.Florianópolis, SCUlbricht, Vania RibasUniversidade Federal de Santa CatarinaCampos, Neide Pelaez de2012-10-17T19:35:00Z2012-10-17T19:35:00Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisx, 173 f.| il. +application/pdf174482http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T17:11:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78805Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T17:11:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
title Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
spellingShingle Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
Campos, Neide Pelaez de
Educação
Estudo e ensino
Arte
Percepção visual
Estética
title_short Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
title_full Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
title_fullStr Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
title_full_unstemmed Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
title_sort Intencionalidade na construção do olhar estético-crítico do professor do ensino fundamental
author Campos, Neide Pelaez de
author_facet Campos, Neide Pelaez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Neide Pelaez de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Estudo e ensino
Arte
Percepção visual
Estética
topic Educação
Estudo e ensino
Arte
Percepção visual
Estética
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T19:35:00Z
2012-10-17T19:35:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 174482
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805
identifier_str_mv 174482
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 173 f.| il. +
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204640305152