O desenho universal para a aprendizagem e as contribuições na educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Böck, Geisa Letícia Kempfer
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214398
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019
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Esta pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade exploratória e descritiva, inspirada nos estudos emancipatórios, teve o objetivo de identificar contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para o enfrentamento e eliminação de barreiras metodológicas presentes em ambientes de educação a distância. Os princípios do DUA sugerem que a acessibilidade deve priorizar os aspectos da aprendizagem, promovendo ambientes mais acolhedores às diferenças humanas. Para tanto, quatro estudos foram propostos e realizados. O primeiro consistiu em uma revisão integrativa da literatura sobre o Desenho Universal para a Aprendizagem, no qual foram identificadas as contribuições do DUA para a eliminação de barreiras metodológicas na Educação a Distância (EaD) a partir dos estudos científicos localizados nas principais bases no período de 2011 a 2016. O segundo estudo teórico objetivou reconhecer as categorias analíticas entre os campos dos Disability Studies in Education e dos Feminist Disability Studies, que coadunam com as diretrizes do Desenho Universal para Aprendizagem. No terceiro estudo intentou-se verificar se os princípios e diretrizes do DUA acolhem as expectativas de participantes de um curso de EaD no que se refere à participação com autonomia nessa modalidade de ensino. Por fim, o último estudo priorizou identificar se cursistas reconhecem a presença e a contribuição dos recursos disponibilizados e organizados a partir do framework do Desenho Universal para a Aprendizagem em seus processos de participação com agência e engajamento em cursos de Educação a Distância. Os estudos desvelaram que o DUA coaduna com os princípios e propósitos dos Disability studies in education, além de oferecer importantes contribuições para a construção de práticas educativas na educação a distância voltadas ao acolhimento da variação humana que ultrapassem os limites dos diagnósticos de deficiência.Abstract: Public policies in the field of education have pointed to the need to build educational practices aimed at eliminating barriers at different levels of education. Faced with this, part of the scientific community has sought to build knowledge aimed at including people with different characteristics in learning. Although some study in the field of inclusive education was initially done with the aim of including students with disabilities, in other countries some researchers have reoriented their work to consider and strengthen the promotion of inclusive educational processes for all students. This qualitative research, in exploratory and descriptive mode, inspired by emancipation studies, had the goal of identifying what the Universal Design for Learning (UDL) contributes to confronting and eliminating methodological barriers found in distance education environments. The UDL's principles suggest that accessibility should prioritise aspects of learning, promoting environments that are more welcoming to human differences. Four studies were therefore proposed and conducted. The first consisted of an integrative review of the literature on the Universal Design for Learning, in which the UDL's contributions to eliminating methodological barriers in distance education (DE) were identified from scientific studies in the main bases for the period 2011 to 2016. The second theoretical study aimed to recognise the analytical categories in the fields of Disability Studies in Education and Feminist Disability Studies, which are consistent with the Universal Design for Learning guidelines. The third study attempted to verify whether the UDL's principles and guidelines meet the expectations of participants in a DE course with respect to participation with autonomy in this style of education. Finally, the last study prioritised identifying whether students recognise the presence and contribution of resources made available and organised on the basis of the Universal Design for Learning framework in their processes of participating with agency and engagement in distance education courses. The studies revealed that the UDL is in line with the principles and purposes of Disability studies in education, and offers important contributions to building educational practices in distance education aimed at accommodating human variation that goes beyond the limits of disability diagnosesGesser, MariveteNuernberg, Adriano HenriqueUniversidade Federal de Santa CatarinaBöck, Geisa Letícia Kempfer2020-10-21T21:04:48Z2020-10-21T21:04:48Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis391 p.| il., tabs.application/pdf363027https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214398porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:04:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214398Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:04:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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