IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Rodrigo dos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Vicenti, Terezinha, Domingues, Maria J.C. de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151
Resumo: Este artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuação
id UFSC_ed6d618baf5ee351a9a0c07bdd343dd1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97151
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURBEste artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuaçãoINPEAU2012-11-07T19:20:18Z2012-11-07T19:20:18Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151Cardoso, Rodrigo dos SantosVicenti, TerezinhaDomingues, Maria J.C. de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97151Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
title IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
Cardoso, Rodrigo dos Santos
title_short IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
title_full IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
title_sort IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
author Cardoso, Rodrigo dos Santos
author_facet Cardoso, Rodrigo dos Santos
Vicenti, Terezinha
Domingues, Maria J.C. de Souza
author_role author
author2 Vicenti, Terezinha
Domingues, Maria J.C. de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Rodrigo dos Santos
Vicenti, Terezinha
Domingues, Maria J.C. de Souza
description Este artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-10
2012-11-07T19:20:18Z
2012-11-07T19:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174171832320