IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuação |
id |
UFSC_ed6d618baf5ee351a9a0c07bdd343dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97151 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURBEste artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuaçãoINPEAU2012-11-07T19:20:18Z2012-11-07T19:20:18Z2005-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151Cardoso, Rodrigo dos SantosVicenti, TerezinhaDomingues, Maria J.C. de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-19T18:31:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97151Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-19T18:31:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
title |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
spellingShingle |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB Cardoso, Rodrigo dos Santos |
title_short |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
title_full |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
title_fullStr |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
title_full_unstemmed |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
title_sort |
IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA ADMINISTRAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA FURB |
author |
Cardoso, Rodrigo dos Santos |
author_facet |
Cardoso, Rodrigo dos Santos Vicenti, Terezinha Domingues, Maria J.C. de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Vicenti, Terezinha Domingues, Maria J.C. de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Rodrigo dos Santos Vicenti, Terezinha Domingues, Maria J.C. de Souza |
description |
Este artigo tem como objetivo verificar a importância do ensino de administração nos cursos de engenharia tendo como base a formação e perfil do engenheiro requerido pela sociedade atualmente. A formação almejada é de um profissional de capacidade humanística, crítica e reflexiva elevada. Atualmente se espera do profissional de engenharia, não só o conhecimento técnico propriamente dito, pois já se passa pelo pressuposto que isso é uma condição inerente do profissional com uma boa formação, mas sim um conhecimento mais aprofundado de ciências humanas, sociais e gerenciais, sintetizando uma formação generalista. Acredita-se que para conseguir este perfil o profissional precisa ter em sua grade curricular básica, disciplinas de cunho humanístico social, que é o caso exemplificado neste artigo, as disciplinas de administração. Assim, como as demais áreas do conhecimento, o ensino de engenharia passa por uma constante busca de aperfeiçoamento com mudanças em seus currículos, para atender as necessidades atuais das novas tecnologias, demandas provenientes da sociedade e mercado de trabalho. Partindo do pressuposto que a inclusão das disciplinas de cunho de ciências humanas e sociais nas grades curriculares dos cursos de engenharia pode contribuir para dar suporte ao profissional em formação, analisou-se através de um questionário estruturado a disciplina de administração dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Industrial Elétrica e Engenharia de Telecomunicação da Universidade Regional de Blumenau, no segundo semestre de 2004. O questionamento principal é se o aluno percebe a importância deste tipo de disciplina na sua formação profissional. O resultado obtido é que o aluno, após ter quase a totalidade do conteúdo programado, consegue verificar esta importância, mas não consegue fazer ligações desta disciplina com outras de seu curso, ou seja a interdisciplinaridade dos conteúdos na visão do aluno não é alcançada em sua totalidade. Por outro lado, o perfil do docente é de uma pessoa capaz de transmitir sua experiência e trocá-las com os alunos, haja visto que muitos alunos já trabalham em sua futura área de atuação |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-10 2012-11-07T19:20:18Z 2012-11-07T19:20:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652174171832320 |