Um estudo de caso sobre a trajetória do desenvolvimento de crianças com sindrome de down
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199779 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Um estudo de caso sobre a trajetória do desenvolvimento de crianças com sindrome de downSindrome de DownDesenvolvimento motorAtividade de vida diáriaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória de crianças com síndrome de Down (SD) e suas relações com os diferentes contextos, familiar, escolar, social e terapias, através da compreensão da estimulação precoce neuro-psico-motor realizada com crianças com SD durante seus primeiros anos de vida, o apontamento do investimento de tempo dos familiares com essas crianças, nas atividades educacionais, terapêuticas e/ou extracurriculares, a descrição do desenvolvimento das atividades de vida diária (AVD) das crianças com SD e a identificação do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, durante os primeiros anos de vida de crianças com SD, que frequentam programas de estimulação precoce. Para tal, a metodologia utilizada foi de cunho descritivo-exploratório, através de um estudo de caso, de três crianças com SD, duas meninas e um menino, com idades de cinco e seis anos respectivamente, que participam de programas de estimulação precoce. Os resultados mostraram que as habilidades realizadas pelas crianças com SD se encontram no estágio inicial do desenvolvimento motor fundamental, sendo que em 66% dos casos, as crianças estão dentro da idade proposta pela literatura. Pode-se concluir então, que o desenolvimento das habilidades motoras dessas crianças foi acima do esperado, pela literatura, e acredita-se que essa vitória se deve à dedicação dos pais aos programas, e pela vontade dessas crianças em aprender cada vez mais. Por se tratar de um estudo de caso, necessita de ampliação da pesquisa, para compreender esses fatores estudados, nos demais contextos.Florianópolis, SCZuchetto, Angela TerezinhaUniversidade Federal de Santa CatarinaAzevedo, Caroline Souza de2019-08-13T22:30:39Z2019-08-13T22:30:39Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199779info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-13T22:30:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199779Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-13T22:30:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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