Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Técia Goulart de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216017
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
id UFSC_ed79ac1c0e255d8a68e7676edc83dd8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216017
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Técia Goulart dePaim, Elison Antonio2020-10-21T21:24:42Z2020-10-21T21:24:42Z2020369766https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216017Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.Este trabalho versa sobre a construção de uma proposta de práticas pedagógicas no Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo, que se situa em São Sebastião (Distrito Federal), sobretudo na disciplina Parte Diversificada (PD) e sua relação com a Educação para as Relações Étnico-raciais, em consonância com a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Este estudo foi possível com a participação de professores e professoras que atuam na referida disciplina, como sujeitos/as da pesquisa. Estes/as professores/as contribuíram com a pesquisa, ao compartilharem experiências e memórias em torno de suas práticas docentes. As experiências e rememorações estão narradas em forma de mônadas, de acordo com a perspectiva do filósofo berlinense, Walter Benjamin. A partir do entendimento de como a disciplina PD funciona, há uma parte propositiva que é interação com sujeitos/as atuantes na comunidade de São Sebastião, sujeitos/as outros/as que contribuíram com saberes outros que permitem a efetivação de uma proposta decolonial de currículo para PD em favor da possibilidade de se contar histórias outras, como nos provoca os/as pensadores/as decoloniais.Abstract: This article incides on the pedagogical practices that take place in the Miguel Arcanjo Elementary School, in São Sebastião (Federal District), mainly at the subject ?PD? (diversified part), and its correlation with the Education to the Ethnic-racial relations, according to the Federal Legislation number 10.639/2003 and the National Curricular Guides to the Educational to Ethnic-racial relations about the History and Afro-Brazilian and African Culture Teaching. This study was able to be done because teachers of the subject contributed, as research subjects. These teachers contributed to the research sharing their experiences and memories about their teaching practices. The experiences and memories are told in the monad form, according to the berliner philosopher Walter Benjamin. From the understanding about how the subject ?PD? works, there is one propositional part: the interaction with active people of the São Sebastião comunity. People that have been contributing to many kinds of wisdom that allow the effectuation of a decolonial proposal of the ?PD? curriculum, in order to tell different stories, like the decolonial thinkers propose.113 p.| il.porHistóriaEducaçãoHistóriaRelações étnicasRelações raciaisEducação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPEH0020-D.pdfPPEH0020-D.pdfapplication/pdf3844571https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216017/-1/PPEH0020-D.pdf8a03be1d0c10e9bc06f3c4398b2418e3MD5-1123456789/2160172020-10-21 18:24:42.511oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216017Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
title Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
spellingShingle Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
Souza, Técia Goulart de
História
Educação
História
Relações étnicas
Relações raciais
title_short Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
title_full Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
title_fullStr Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
title_full_unstemmed Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
title_sort Educação para as relações étnico-raciais no centro de ensino fundamental miguel arcanjo - São Sebastião - Distrito Federal: diálogos dentro e fora da escola
author Souza, Técia Goulart de
author_facet Souza, Técia Goulart de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Técia Goulart de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paim, Elison Antonio
contributor_str_mv Paim, Elison Antonio
dc.subject.classification.none.fl_str_mv História
Educação
História
Relações étnicas
Relações raciais
topic História
Educação
História
Relações étnicas
Relações raciais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:24:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:24:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216017
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369766
identifier_str_mv 369766
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 113 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216017/-1/PPEH0020-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a03be1d0c10e9bc06f3c4398b2418e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805409003208704