Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241160 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
id |
UFSC_edac6a3a36b1d52f2a0668f360770930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241160 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SCEngenharia de produçãoComportamento do consumidorEconomia circularRemanufaturaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.A compra de produtos verdes (PV) é um dos principais pilares na promoção de um desenvolvimento sustentável, uma vez que o impacto negativo desses produtos é menor do que dos produtos tradicionais. Em um contexto de Economia Circular, PV passam a abranger também os produtos recondicionados que foram reintroduzidos no ciclo de produção e consumo. Muitos atributos dos PV e produtos remanufaturados se sobrepõe. No entanto, a percepção dos consumidores sobre esses dois produtos é diferente. O presente trabalho analisa a influência dos atributos dos PV e dos produtos circulares na intenção de compra dos consumidores com relação aos produtos eletrônicos remanufaturados. Inicialmente, levantou-se os fatores que afetam a intenção de compra com relação aos produtos verdes e circulares. O efeito da consciência ambiental na intenção de compra foi analisado através de Análise Fatorial Confirmatória. Depois, identificou-se na literatura os atributos desses produtos, sendo eles a garantia, os selos e o desconto. Estes atributos foram usados para compôr diferentes cenários de smartphones remanufaturados, os quais os consumidores avaliaram para escolha em um Experimento de Preferência Declarada. Para este fim, 228 consumidores de Florianópolis-SC responderam a um questionário com itens referentes aos constructos de consciência ambiental e intenção de compra de produtos verdes e com os cenários de smartphones remanufaturados. Os resultados indicam que a intenção de compra dos consumidores por produtos verdes é afetada positivamente pela consciência ambiental. Além disso, garantia, selos e descontos impactam positivamente a escolha dos consumidores por smartphones remanufaturados. No mais, os resultados mostram que os consumidores estariam dispostos a renunciar maiores partes do desconto para ter um cenário com smartphone remanufaturado com ?selo verde?, seguido do ?selo circular? e depois do ?selo remanufaturado?. Este estudo contribui para a literatura ainda escassa da percepção dos consumidores e a intenção de compra dos produtos remanufaturados no Brasil. Além disso, a indústria pode se beneficiar deste trabalho, uma vez que compreender o que afeta a intenção de compra pode auxiliar no redirecionamento de estratégias de marketing a fim de aumentar a demanda e a competitividade.Abstract: Purchasing green products (GP) is one of the cornerstones to promoting sustainable development since the negative impact of these products is lower than with traditional goods. In a Circular Economic (CE) context, GP begins to encompass reconditioned products reintroduced to the production and consumption cycle, such as remanufactured products. Many GP and remanufactured products' features intersect; however, the consumers' perception of these two products is not equal. The present work analyses the influence of GP's and circular products' attributes on consumers' purchase intention towards a remanufactured electronic product. Initially, factors that affect consumers' purchase intention towards green and circular products were raised, and the effect of Environmental Consciousness on Purchase Intention was analysed with Confirmatory Factor Analysis. Then, features of these products identified in the literature, such as warranty, label, and discount, were used to compose different scenarios of remanufactured smartphone options, which consumers evaluated to choose the preferred product, in a Stated Preference Experiment. To that end, 228 consumers from Florianópolis city, Brazil, answered a questionnaire with items regarding Environmental Consciousness and Intention to Purchase greener products and the scenarios of remanufactured smartphones. Results indicate that the consumers' Intention to Purchase greener products is positively affected by Environmental Consciousness. Warranty, Label, and Discount positively impact the consumers' choice towards remanufactured smartphones. Age and gender have a positive moderating effect on products' features. Furthermore, results indicate that consumers would be willing to give up more on the discount in order to have a scenario where the remanufactured smartphone has a \"green label\", followed by one with \"circular label\" and \"remanufactured label\". This study contributes to the literature about the consumers' perception and purchase intention towards remanufactured products in Brazil, which is still scarce. Furthermore, the industry might benefit from this work since understanding what affects consumers' purchase intention may help redirect marketing strategies to increase demand and competitiveness.Bouzon, MarinaFettermann, Diego de CastroUniversidade Federal de Santa CatarinaKerber, Jaqueline Carneiro2022-10-21T19:05:46Z2022-10-21T19:05:46Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il., gráfs.application/pdf378406https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241160engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T19:05:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T19:05:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
title |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
spellingShingle |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC Kerber, Jaqueline Carneiro Engenharia de produção Comportamento do consumidor Economia circular Remanufatura |
title_short |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
title_full |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
title_fullStr |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
title_full_unstemmed |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
title_sort |
Evaluation of green and circular products' features on the consumers' purchase intention towards remanufactured electronic products in Florianópolis-SC |
author |
Kerber, Jaqueline Carneiro |
author_facet |
Kerber, Jaqueline Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bouzon, Marina Fettermann, Diego de Castro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kerber, Jaqueline Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Comportamento do consumidor Economia circular Remanufatura |
topic |
Engenharia de produção Comportamento do consumidor Economia circular Remanufatura |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-10-21T19:05:46Z 2022-10-21T19:05:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
378406 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241160 |
identifier_str_mv |
378406 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
131 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652216782815232 |