O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190168 |
Resumo: | As construções feitas neste trabalho, trazem à discussão o amplo tema da surdez e a educação, tendo centrado o olhar em direção do surdo e à educação inclusiva, suas implicações, perspectivas e conseqüências, a partir do posicionamento dos próprios surdos. Através desta pesquisa, buscou-se publicar as posições dos surdos frente às propostas de educação inclusiva, uma vez que, em todo processo de discussão pouco se diz sobre suas histórias, suas experiências, suas leituras de mundo, seus interesses e perspectivas. Durante muito tempo os surdos foram silenciados, por isso, as narrativas trazidas se constituem em pensamentos revelados, desejos explicitados, silêncios quebrados e direitos reivindicados. São discursos que trazem outras representações sobre o mundo e que se contrapõem aos discursos oficiais. Num entrelaçamento de narrativas, são trazidas histórias em diferentes contextos: a história da pesquisadora, sua trajetória profissional e as inquietações da prática docente junto a uma classe especial de surdos; a história “oficial” sobre a surdez e os surdos, narrada pelos que ouvem e as histórias de vida narrada pelos próprios surdos através das entrevistas realizadas. Pretende-se que este trabalho possa provocar discussões, questionamentos, reflexões e mudanças de atitudes frente aos surdos, entendendo-os como sujeitos diferentes, cuja língua e cultura devam ser preservadas, incentivadas, respeitadas e reconhecidas. |
id |
UFSC_edbfa802ca9de0125fbdf264d9f75831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190168 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusivaAs construções feitas neste trabalho, trazem à discussão o amplo tema da surdez e a educação, tendo centrado o olhar em direção do surdo e à educação inclusiva, suas implicações, perspectivas e conseqüências, a partir do posicionamento dos próprios surdos. Através desta pesquisa, buscou-se publicar as posições dos surdos frente às propostas de educação inclusiva, uma vez que, em todo processo de discussão pouco se diz sobre suas histórias, suas experiências, suas leituras de mundo, seus interesses e perspectivas. Durante muito tempo os surdos foram silenciados, por isso, as narrativas trazidas se constituem em pensamentos revelados, desejos explicitados, silêncios quebrados e direitos reivindicados. São discursos que trazem outras representações sobre o mundo e que se contrapõem aos discursos oficiais. Num entrelaçamento de narrativas, são trazidas histórias em diferentes contextos: a história da pesquisadora, sua trajetória profissional e as inquietações da prática docente junto a uma classe especial de surdos; a história “oficial” sobre a surdez e os surdos, narrada pelos que ouvem e as histórias de vida narrada pelos próprios surdos através das entrevistas realizadas. Pretende-se que este trabalho possa provocar discussões, questionamentos, reflexões e mudanças de atitudes frente aos surdos, entendendo-os como sujeitos diferentes, cuja língua e cultura devam ser preservadas, incentivadas, respeitadas e reconhecidas.UNIJUÍ2018-09-24T01:06:50Z2018-09-24T01:06:50Z2000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Jane Teresinha Donini. O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva. 2000. 159 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2000. Orientador: Dr. Lindomar Wessler Bonetihttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190168RODRIGUES, Jane Teresinha Doniniporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-24T01:06:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190168Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-24T01:06:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
title |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
spellingShingle |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva RODRIGUES, Jane Teresinha Donini |
title_short |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
title_full |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
title_fullStr |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
title_sort |
O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva |
author |
RODRIGUES, Jane Teresinha Donini |
author_facet |
RODRIGUES, Jane Teresinha Donini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Jane Teresinha Donini |
description |
As construções feitas neste trabalho, trazem à discussão o amplo tema da surdez e a educação, tendo centrado o olhar em direção do surdo e à educação inclusiva, suas implicações, perspectivas e conseqüências, a partir do posicionamento dos próprios surdos. Através desta pesquisa, buscou-se publicar as posições dos surdos frente às propostas de educação inclusiva, uma vez que, em todo processo de discussão pouco se diz sobre suas histórias, suas experiências, suas leituras de mundo, seus interesses e perspectivas. Durante muito tempo os surdos foram silenciados, por isso, as narrativas trazidas se constituem em pensamentos revelados, desejos explicitados, silêncios quebrados e direitos reivindicados. São discursos que trazem outras representações sobre o mundo e que se contrapõem aos discursos oficiais. Num entrelaçamento de narrativas, são trazidas histórias em diferentes contextos: a história da pesquisadora, sua trajetória profissional e as inquietações da prática docente junto a uma classe especial de surdos; a história “oficial” sobre a surdez e os surdos, narrada pelos que ouvem e as histórias de vida narrada pelos próprios surdos através das entrevistas realizadas. Pretende-se que este trabalho possa provocar discussões, questionamentos, reflexões e mudanças de atitudes frente aos surdos, entendendo-os como sujeitos diferentes, cuja língua e cultura devam ser preservadas, incentivadas, respeitadas e reconhecidas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2018-09-24T01:06:50Z 2018-09-24T01:06:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Jane Teresinha Donini. O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva. 2000. 159 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2000. Orientador: Dr. Lindomar Wessler Boneti https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190168 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Jane Teresinha Donini. O ver, o agir e o sentir do surdo frente à educação inclusiva. 2000. 159 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. 2000. Orientador: Dr. Lindomar Wessler Boneti |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIJUÍ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652038484000768 |