Processo de avaliação institucional das instituições de ensino superior do sistema fundacional de Santa Catarina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78496 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. |
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Processo de avaliação institucional das instituições de ensino superior do sistema fundacional de Santa CatarinaAdministraçãoSanta CatarinaUniversidades e faculdadesAvaliaçãoSanta CatarinaUniversidades e faculdades particularesAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico.Neste estudo procurou-se investigar os processos de avaliação institucional das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, visando contribuir para o aprimoramento do sistema. A fim de resolver o problema de pesquisa proposto, o estudo traçou como objetivos: descrever o estado atual de cada processo selecionado; comparar e contrastar características entre os processos; identificar os principais fatores que facilitam e que dificultam os processos; oferecer recomendações no sentido de encaminhar soluções para o que dificulta e fortalecer o que facilita, além de pesquisar outras questões de interesse. A presente pesquisa caracterizou-se por ser um estudo descritivo e exploratório, pautado numa ampla liberdade teórico-metodológica, que permitiu, assim, compreender o tema em estudo em toda a sua plenitude. O método de investigação utilizado nesta pesquisa é o estudo multicaso, com caráter de avaliação somativa. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas e análise documental. A análise e interpretação dos dados deu-se pela compreensão dos depoimentos e documentos coletados junto aos profissionais que estão a frente dos processos de avaliação institucional da UNIVALI, FURB, UNISUL e UNOESC. O método de pesquisa, utilizado na análise e interpretação dos dados, foi o qualitativo. O estudo permitiu conhecer o conceito e importância da avaliação institucional no mundo, no Brasil e especialmente no Sistema Fundacional de Santa Catarina. Na conclusão apresenta-se o cotejo entre os objetivos propostos e os resultados alcançados através da pesquisa, onde é possível detectar que a avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior selecionadas iniciou praticamente na mesma época, desenvolvendo-se com velocidade diferente em função do maior ou menor grau de importância atribuído por cada uma delas. No entanto, percebe-se pelas tendências levantadas, que todas as Instituições de Ensino Superior farão significativos investimentos no sentido de aproveitar a avaliação institucional como parâmetro para as decisões estratégias a serem tomadas.Florianópolis, SCColossi, NelsonUniversidade Federal de Santa CatarinaOrtigara, Anacleto Ângelo2012-10-17T15:11:53Z2012-10-17T15:11:53Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf178001http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78496porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:23:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78496Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:23:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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