OCORRÊNCIA DE ACIDENTES NA RODOVIA BR – 282/SC, TRECHO DE RANCHO QUEIMADO: ESTUDO DE CASO
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253296 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil. |
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OCORRÊNCIA DE ACIDENTES NA RODOVIA BR – 282/SC, TRECHO DE RANCHO QUEIMADO: ESTUDO DE CASOGeometriaAcidentesRodoviasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Engenharia Civil.As causas dos acidentes em rodovias federais ocorrem devido a fatores humanos, veiculares e de geometria da via. O trabalho foi desenvolvido mediante uma análise teórica e estatística da influência das características técnicas da rodovia federal BR-282 com o número de acidentes de trânsito ocorridos no trecho de Rancho Queimado. Foi realizado análise bibliográfica com dados da literatura brasileira na qual foram estudados aspectos do Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais do Brasil, a fim de obter embasamento teórico acerca do cálculo do raio de curva horizontal e do ângulo central. Foram classificados os tipos de acidentes e a sua correlação com inconformidades da via. A partir da análise de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi apresentado um levantamento do número de acidentes em rodovias federais entre os anos de 2012 e 2022 e, através da metodologia GDV/ISK, definidos os pontos críticos da BR-282 no município de Rancho Queimado, em Santa Catarina. Foi realizada visita in-loco nestes pontos críticos para analisar o estado da via, a sinalização vertical e horizontal, a degradação do pavimento, a conformidade com a velocidade diretriz e a presença de acostamento. O ponto crítico referente ao km 72 apresentou um alto índice de registros de acidentes e optou-se por uma análise mais aprofundada deste trecho, com enfoque nos tipos e causas de acidentes, quantidades de feridos, mortos e ilesos, condições meteorológicas na hora do acidente e o sentido da via de suas ocorrências. Dada a geometria sinuosa do trecho, executou-se o cálculo do raio de curvatura e do ângulo central, a comparação entre os raios consecutivos e a verificação dos resultados com o preconizado em norma. Por fim, foram listadas medidas para minimizar o número de acidentes destes pontos críticos.Florianópolis, SC.Thives, Liseane PadilhaUniversidade Federal de Santa Catarina.Barbosa, Pedro Henrique Caixeta2023-12-15T12:34:01Z2023-12-15T12:34:01Z2023-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253296Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-15T12:34:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-15T12:34:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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