Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
id |
UFSC_ee4bc05a2041c9a116a30840ff9ccf3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77087 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declaradaSistemas de turnos de trabalhoTesesSatisfação no trabalhoProdutividade do trabalhoTesesTrabalho-PlanejamentoTesesTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma sistemática para o planejamento mensal de escalas de trabalho para condutores de trem, buscando uma distribuição mais equitativa possível das satisfações. O nível de satisfação de cada condutor é medido por meio de uma única função utilidade ajustada através de técnicas de preferência declarada. O planejamento de escalas é resolvido em duas etapas. A primeira procura obter uma escala cíclica otimizada, particionada em programações. Duas propostas são apresentadas para resolver este problema: uma formulação matemática baseada no modelo set covering e um algoritmo heurístico baseado no problema de atribuição. A segunda etapa consiste em alocar as escalas de trabalho aos condutores, de forma que o nível de satisfação seja equitativamente distribuído. A atribuição é feita levando em consideração o nível de satisfação do histórico de trabalho de cada condutor, e também, o nível de satisfação da escala futura. A heurística 2-opt foi implementada para resolver o problema. Essas propostas foram implementadas em sistemas computacionais que mostraram a eficiência da metodologia, a partir dos quais se obteve bons resultados.Novaes, Antonio Galvão NaclérioUniversidade Federal de Santa CatarinaConstantino, Ademir Aparecido2012-10-17T00:42:19Z2012-10-17T00:42:19Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 142f.| il., grafs., tabs. + anexosapplication/pdf108864http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
title |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
spellingShingle |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada Constantino, Ademir Aparecido Sistemas de turnos de trabalho Teses Satisfação no trabalho Produtividade do trabalho Teses Trabalho-Planejamento Teses |
title_short |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
title_full |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
title_fullStr |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
title_full_unstemmed |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
title_sort |
Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada |
author |
Constantino, Ademir Aparecido |
author_facet |
Constantino, Ademir Aparecido |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Novaes, Antonio Galvão Naclério Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Constantino, Ademir Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas de turnos de trabalho Teses Satisfação no trabalho Produtividade do trabalho Teses Trabalho-Planejamento Teses |
topic |
Sistemas de turnos de trabalho Teses Satisfação no trabalho Produtividade do trabalho Teses Trabalho-Planejamento Teses |
description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997 2012-10-17T00:42:19Z 2012-10-17T00:42:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
108864 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087 |
identifier_str_mv |
108864 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 142f.| il., grafs., tabs. + anexos application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652011879530496 |