Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Ademir Aparecido
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
id UFSC_ee4bc05a2041c9a116a30840ff9ccf3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77087
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declaradaSistemas de turnos de trabalhoTesesSatisfação no trabalhoProdutividade do trabalhoTesesTrabalho-PlanejamentoTesesTese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnologicoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma sistemática para o planejamento mensal de escalas de trabalho para condutores de trem, buscando uma distribuição mais equitativa possível das satisfações. O nível de satisfação de cada condutor é medido por meio de uma única função utilidade ajustada através de técnicas de preferência declarada. O planejamento de escalas é resolvido em duas etapas. A primeira procura obter uma escala cíclica otimizada, particionada em programações. Duas propostas são apresentadas para resolver este problema: uma formulação matemática baseada no modelo set covering e um algoritmo heurístico baseado no problema de atribuição. A segunda etapa consiste em alocar as escalas de trabalho aos condutores, de forma que o nível de satisfação seja equitativamente distribuído. A atribuição é feita levando em consideração o nível de satisfação do histórico de trabalho de cada condutor, e também, o nível de satisfação da escala futura. A heurística 2-opt foi implementada para resolver o problema. Essas propostas foram implementadas em sistemas computacionais que mostraram a eficiência da metodologia, a partir dos quais se obteve bons resultados.Novaes, Antonio Galvão NaclérioUniversidade Federal de Santa CatarinaConstantino, Ademir Aparecido2012-10-17T00:42:19Z2012-10-17T00:42:19Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxi, 142f.| il., grafs., tabs. + anexosapplication/pdf108864http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:53:12Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:53:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
title Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
spellingShingle Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
Constantino, Ademir Aparecido
Sistemas de turnos de trabalho
Teses
Satisfação no trabalho
Produtividade do trabalho
Teses
Trabalho-Planejamento
Teses
title_short Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
title_full Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
title_fullStr Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
title_full_unstemmed Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
title_sort Otimização de escala de trabalho para condutores de trem: sequenciamento de tarefas e alocação baseada em preferencia declarada
author Constantino, Ademir Aparecido
author_facet Constantino, Ademir Aparecido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaes, Antonio Galvão Naclério
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino, Ademir Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas de turnos de trabalho
Teses
Satisfação no trabalho
Produtividade do trabalho
Teses
Trabalho-Planejamento
Teses
topic Sistemas de turnos de trabalho
Teses
Satisfação no trabalho
Produtividade do trabalho
Teses
Trabalho-Planejamento
Teses
description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997
2012-10-17T00:42:19Z
2012-10-17T00:42:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 108864
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087
identifier_str_mv 108864
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 142f.| il., grafs., tabs. + anexos
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652011879530496