Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freo, Margareth Caetano
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_ee86ac6e4062526e785999b7e85577ec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82265
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissionalEnfermagemEnfermagem -PraticaEnfermeirosEducaçãoFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este trabalho é o resultado de um processo reflexivo sobre a prática educativa dos enfermeiros assistenciais na formação profissional, através do Círculo de Cultura, orientado pelo referencial teórico-metodológico do educador Paulo Freire e de entrevistas semi-estruturadas, utilizando como procedimento analítico a análise de conteúdo (BARDIN, 1977 e MINAYO, 1994). Para tanto, parti do princípio que tal prática é um processo de ensino-aprendizagem, visando à formação profissional do futuro enfermeiro, com o exercício educativo e pedagógico do enfermeiro assistencial no campo prático, permitindo estabelecer relações que promovam a construção de conhecimentos e habilidades técnicas, políticas e éticas, no convívio do cotidiano profissional, pautado em referenciais que estimulem a problematização da realidade em que se encontram. A partir das reflexões oriundas desse processo, emergiram três categorias: a dimensão educativa do Enfermeiro e a sua formação para o exercício do educar; o processo educativo crítico-reflexivo: uma possibilidade em construção; e a construção de uma proposta educativa: limites e possibilidades. Dentre as categorias, percebeu-se que a prática educativa do enfermeiro assistencial enquanto educador retrata as tendências tecnicista e tradicional no fazer pedagógico na prática educativa. Os limites e possibilidades de superação da prática presente exigem uma consciência crítica e reflexiva da realidade entre a formação acadêmica e a prática profissional. A primeira condição está em ser capaz de agir e refletir sobre a realidade vigente e transformá-la. Os enfermeiros assistenciais, sensibilizados em contribuir com a formação do aluno de Enfermagem, reconhecem que há espaço para transformar, modificar a realidade. Indicaram a necessidade de integração docente-assistencial, investimentos como reciclagem e educação permanente, participação mais ativa do educando e a necessidade de (re)avaliação da sistemática presente ao conduzir os acadêmicos na prática. Portanto, o enfermeiro assistencial, participante efetivo da construção coletiva na formação do educando de enfermagem, é responsável e se compromete por ser sujeito desse processo.Florianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaFreo, Margareth Caetano2012-10-19T13:31:47Z2012-10-19T13:31:47Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185856http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:41:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82265Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:41:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
title Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
spellingShingle Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
Freo, Margareth Caetano
Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Enfermeiros
Educação
Formação profissional
title_short Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
title_full Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
title_fullStr Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
title_full_unstemmed Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
title_sort Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
author Freo, Margareth Caetano
author_facet Freo, Margareth Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freo, Margareth Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Enfermeiros
Educação
Formação profissional
topic Enfermagem
Enfermagem -
Pratica
Enfermeiros
Educação
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T13:31:47Z
2012-10-19T13:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185856
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265
identifier_str_mv 185856
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652062032920576