Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
id |
UFSC_ee86ac6e4062526e785999b7e85577ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82265 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissionalEnfermagemEnfermagem -PraticaEnfermeirosEducaçãoFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.Este trabalho é o resultado de um processo reflexivo sobre a prática educativa dos enfermeiros assistenciais na formação profissional, através do Círculo de Cultura, orientado pelo referencial teórico-metodológico do educador Paulo Freire e de entrevistas semi-estruturadas, utilizando como procedimento analítico a análise de conteúdo (BARDIN, 1977 e MINAYO, 1994). Para tanto, parti do princípio que tal prática é um processo de ensino-aprendizagem, visando à formação profissional do futuro enfermeiro, com o exercício educativo e pedagógico do enfermeiro assistencial no campo prático, permitindo estabelecer relações que promovam a construção de conhecimentos e habilidades técnicas, políticas e éticas, no convívio do cotidiano profissional, pautado em referenciais que estimulem a problematização da realidade em que se encontram. A partir das reflexões oriundas desse processo, emergiram três categorias: a dimensão educativa do Enfermeiro e a sua formação para o exercício do educar; o processo educativo crítico-reflexivo: uma possibilidade em construção; e a construção de uma proposta educativa: limites e possibilidades. Dentre as categorias, percebeu-se que a prática educativa do enfermeiro assistencial enquanto educador retrata as tendências tecnicista e tradicional no fazer pedagógico na prática educativa. Os limites e possibilidades de superação da prática presente exigem uma consciência crítica e reflexiva da realidade entre a formação acadêmica e a prática profissional. A primeira condição está em ser capaz de agir e refletir sobre a realidade vigente e transformá-la. Os enfermeiros assistenciais, sensibilizados em contribuir com a formação do aluno de Enfermagem, reconhecem que há espaço para transformar, modificar a realidade. Indicaram a necessidade de integração docente-assistencial, investimentos como reciclagem e educação permanente, participação mais ativa do educando e a necessidade de (re)avaliação da sistemática presente ao conduzir os acadêmicos na prática. Portanto, o enfermeiro assistencial, participante efetivo da construção coletiva na formação do educando de enfermagem, é responsável e se compromete por ser sujeito desse processo.Florianópolis, SCBackes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaFreo, Margareth Caetano2012-10-19T13:31:47Z2012-10-19T13:31:47Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185856http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:41:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82265Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:41:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
title |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
spellingShingle |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional Freo, Margareth Caetano Enfermagem Enfermagem - Pratica Enfermeiros Educação Formação profissional |
title_short |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
title_full |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
title_fullStr |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
title_full_unstemmed |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
title_sort |
Reflexão sobre a prática educativa dos enfermeiros assistencias na formação profissional |
author |
Freo, Margareth Caetano |
author_facet |
Freo, Margareth Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Backes, Vania Marli Schubert Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freo, Margareth Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermagem - Pratica Enfermeiros Educação Formação profissional |
topic |
Enfermagem Enfermagem - Pratica Enfermeiros Educação Formação profissional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T13:31:47Z 2012-10-19T13:31:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185856 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265 |
identifier_str_mv |
185856 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652062032920576 |