APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flor, Daiana Ávila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
id UFSC_eee15c0cceeca2eefa98cffcc9120a26
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218123
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASOAcesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.A educação vem passando por mudanças importantes e atreladas ao progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação, compõem novos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem. Juntas, educação e saúde se configuram como uma área de elaboração e disseminação de saberes destinados a todos os aspectos da sociedade. O presente estudo examinou a utilização da plataforma Wikipédia como ferramenta de promoção de saúde auditiva por meio de Metodologia Ativa de ensino. Consistiu em uma pesquisa descritivo-analítico, transversal, do tipo intervenção com abordagem quantitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso único. Foi realizada por uma estudante de graduação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, que analisou o impacto das contribuições (edições) realizadas por meio de ferramentas estatísticas da própria Wikipédia. As edições englobam traduções de verbetes para a língua portuguesa, que não existiam na Wikipédia lusófona, edição de verbetes no acervo da Wikipédia em língua portuguesa e a elaboração de um novo verbete. Esse processo resultou na edição de 10 verbetes, contabilizando cerca de 20 mil palavras acrescentadas, demonstrando a ampliação dos conteúdos referenciados com bases científicas e o alcance de mais de 17 mil visualizações, representando o acréscimo significativo nos acessos. Assim, considera-se que a disseminação de informações com bases científicas pela Wikipédia, se configura como uma ferramenta válida para Metodologia ativa de ensino, promovendo reflexões acerca de conceitos, informações e habilidades, incentivando mudanças na promoção de saúde, aproximando ciência e sociedade, proporcionando a autonomia ao estudante, e contribuindo para o trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem.Florianópolis, SCZucki, FernandaMorata, ThaisUniversidade Federal de Santa CatarinaFlor, Daiana Ávila2020-12-08T10:19:22Z2020-12-08T10:19:22Z2020-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-08T10:19:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-08T10:19:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
title APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
Flor, Daiana Ávila
Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde.
title_short APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
author Flor, Daiana Ávila
author_facet Flor, Daiana Ávila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zucki, Fernanda
Morata, Thais
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Flor, Daiana Ávila
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde.
topic Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08T10:19:22Z
2020-12-08T10:19:22Z
2020-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652212483653632