APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
id |
UFSC_eee15c0cceeca2eefa98cffcc9120a26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218123 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASOAcesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.A educação vem passando por mudanças importantes e atreladas ao progresso das Tecnologias da Informação e Comunicação, compõem novos métodos e ferramentas de ensino-aprendizagem. Juntas, educação e saúde se configuram como uma área de elaboração e disseminação de saberes destinados a todos os aspectos da sociedade. O presente estudo examinou a utilização da plataforma Wikipédia como ferramenta de promoção de saúde auditiva por meio de Metodologia Ativa de ensino. Consistiu em uma pesquisa descritivo-analítico, transversal, do tipo intervenção com abordagem quantitativa que utilizou a estratégia de estudo de caso único. Foi realizada por uma estudante de graduação do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, que analisou o impacto das contribuições (edições) realizadas por meio de ferramentas estatísticas da própria Wikipédia. As edições englobam traduções de verbetes para a língua portuguesa, que não existiam na Wikipédia lusófona, edição de verbetes no acervo da Wikipédia em língua portuguesa e a elaboração de um novo verbete. Esse processo resultou na edição de 10 verbetes, contabilizando cerca de 20 mil palavras acrescentadas, demonstrando a ampliação dos conteúdos referenciados com bases científicas e o alcance de mais de 17 mil visualizações, representando o acréscimo significativo nos acessos. Assim, considera-se que a disseminação de informações com bases científicas pela Wikipédia, se configura como uma ferramenta válida para Metodologia ativa de ensino, promovendo reflexões acerca de conceitos, informações e habilidades, incentivando mudanças na promoção de saúde, aproximando ciência e sociedade, proporcionando a autonomia ao estudante, e contribuindo para o trabalho pedagógico de ensino-aprendizagem.Florianópolis, SCZucki, FernandaMorata, ThaisUniversidade Federal de Santa CatarinaFlor, Daiana Ávila2020-12-08T10:19:22Z2020-12-08T10:19:22Z2020-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-08T10:19:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218123Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-08T10:19:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
title |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO Flor, Daiana Ávila Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde. |
title_short |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
APRENDIZAGEM ATIVA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA PELA WIKIPÉDIA: UM ESTUDO DE CASO |
author |
Flor, Daiana Ávila |
author_facet |
Flor, Daiana Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zucki, Fernanda Morata, Thais Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flor, Daiana Ávila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde. |
topic |
Acesso à informação de saúde, aprendizado ativo, audiologia, fonoaudiologia, promoção da Saúde. |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-08T10:19:22Z 2020-12-08T10:19:22Z 2020-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652212483653632 |